Topo

Jogador que se assumiu homossexual revela medo de jogar Copa no Qatar

Josh Cavallo se declarou abertamente gay em outubro do ano passado  - Reprodução
Josh Cavallo se declarou abertamente gay em outubro do ano passado Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo (SP)

30/06/2022 11h06

Classificação e Jogos

A Copa do Mundo de 2022, que terá início no dia 21 de novembro, tem sido tema de debates quanto às questões de sexualidade. O Qatar, país sede da competição, considera a homossexualidade um crime que pode acarretar em sete anos de prisão. A legislação local é uma das preocupações de Josh Cavallo, jogador australiano.

Em outubro de 2021, Josh, que joga pelo Adelaide United, da Austrália, se assumiu homossexual publicamente. Atualmente com 22 anos, o lateral vive a expectativa de ser convocado para representar o seu país no evento que acontece no final do ano. Entretanto, em entrevista à "Sky Sports", o atleta não escondeu o medo de sofrer represálias ou qualquer tipo de preconceito por conta de sua homossexualidade.

"Estou dando tudo para representar a Austrália no Mundial, seria uma honra, mas ao mesmo tempo as leis chocam. Quero fazer algo realmente bom na minha carreira, sempre sonhei jogar com o meu país na Copa do Mundo, mas quero que a minha vida fique em perigo?", questionou o australiano.

Apesar dos questionamentos quanto à recepção de pessoas homossexuais no país, os responsáveis pela Copa do Mundo no Qatar afirmam que todas as pessoas serão bem-vindas. Apesar disso, o presidente do comitê organizador, Nasser Al-Khater, declarou que quaisquer tipos de demonstrações de carinho, sejam elas de casais homossexuais ou heterossexuais, serão mal vistas.

A Austrália conquistou uma das últimas vagas para a Copa do Mundo. Após passar pelos Emirados Árabes Unidos na repescagem asiática, os Socceroos ganharam do Peru, nos pênaltis, e se garantiram na competição. Josh Cavallo ainda não atuou pela seleção principal, mas vive a expectativa, já que a FIFA aumentou o número de jogadores que podem ser inscritos no Mundial.