Topo
exclusivo

Como estão a cinco meses da Copa hotel e CT que a seleção usará no Qatar

Entrada do Grand Hamad Stadium, que receberá a seleção brasileira na Copa 2022 - Igor Siqueira/UOL
Entrada do Grand Hamad Stadium, que receberá a seleção brasileira na Copa 2022 Imagem: Igor Siqueira/UOL

Do UOL, em Doha (QAT)*

20/06/2022 04h00

Classificação e Jogos

O aviso na porta automática indicava uma alteração na rotina. Em vez do saguão principal, cujo acesso é entre as fotos dos dois últimos emires do Qatar, o caminho indicado para entrar no prédio principal do Grand Hamad Stadium era a porta lateral. Os andaimes instalados no interior confirmavam o motivo: obras.

O complexo esportivo do Al Arabi será o centro de treinamento da seleção brasileira durante a Copa do Mundo e recebe algumas mãos de tinta. A cinco meses da chegada da equipe de Tite ao país, o UOL Esporte pôde ver que havia, na semana passada, um trabalho em curso para melhoria das instalações internas. Inclusive, em mais um hall de acesso, aquele pelo qual passarão os jogadores do Brasil.

É fácil entrar no complexo esportivo do Al Arabi. Fora do estádio principal, há campos menores ao redor e também um espaço que, ao cair da noite, recebe crianças e adolescentes - é o único horário possível para prática esportiva nesta época do ano. No verão do Qatar, que tem temperaturas de mais de 40º, ao menos o serviço interno é feito com ar-condicionado ligado.

Desde março, já há confirmação por parte da CBF de que a seleção estará ali em novembro. Além dos treinos no campo, o grupo de Tite fará ali todo trabalho físico e por isso a academia receberá incrementos. A CBF promete estrutura para imprensa e um espaço de convivência para os jogadores convocados receberem seus familiares.

Estádio Grand Hamad, em Doha, no Qatar - Igor Siqueira/UOL - Igor Siqueira/UOL
Estádio Grand Hamad, em Doha, no Qatar
Imagem: Igor Siqueira/UOL

O Grand Hamad, como um todo, não está recebendo alterações significativas. O que a CBF fará, por exemplo, é mexer na adesivação interna, dando uma cara mais brasileira ao ambiente. Em Sochi, casa brasileira ao longo da Copa da Rússia, as paredes do campo tinham o slogan "Torcida e seleção, gigantes por natureza", embora a publicidade estática ficasse com os patrocinadores da Fifa. Há também planos de organização das salas disponíveis para a CBF. Uma possibilidade em estudo é usar um dos vestiários como área de fisioterapia.

A Argentina, por exemplo, treinará na Qatar University, em um espaço que prevê a disponibilidade de dois campos. Ficando no Grand Hamad, o Brasil não terá um campo alternativo tão próximo do principal. Mas a comissão técnica não vê nisso um grande problema, pela característica da competição: o curto espaço entre os jogos (três dias) permitirá, basicamente, a rotina de recuperação, treino defensivo, treino ofensivo e jogo.

A distância do local de treinos para o hotel não é maior do que 4 km. Em dias úteis, o trajeto pode ser feito entre 10 e 15 minutos, a depender do trânsito. Como a seleção terá batedores a disposição, o tempo de deslocamento tende a ser menor.

Pelas regras da Fifa, cada centro de treinamento disponível para a Copa já vinha com um hotel correspondente. Ou seja, a "venda" foi casada. A estadia do Brasil no Qatar será no Westin Doha Hotel & Spa.

Espaço no saguão do hotel em que a seleção ficará no Qatar tem fotos dos emires - Igor Siqueira/UOL - Igor Siqueira/UOL
Espaço no saguão do hotel em que a seleção ficará no Qatar tem fotos dos emires
Imagem: Igor Siqueira/UOL

O hotel, com diárias que vão de R$ 900 a R$ 14 mil, tem um saguão imponente — e lá também estão as fotos dos emires do Qatar. O atual é Tamim bin Hamad Al Thani, de 42 anos. A imagem do pai dele, Hamad bin Khalifa Al Thani, fica ao lado. Hamad deixou o trono em 2013 e atualmente tem 70 anos.

O acerto entre CBF e hotel prevê uma ala exclusiva para a seleção, com acesso isolado dos demais hóspedes. Portanto, Neymar & Cia. não farão o caminho usado atualmente pela maioria. Quando houve a confirmação da presença da seleção, o UOL mostrou detalhes do hotel.

A delegação brasileira ficará em uma parte de Doha que não é a mais badalada. A localização é em uma região mais central, cercada por áreas com características mais residenciais do que corporativas. West Bay, por exemplo, é o local dos prédios mais altos e suntuosos da capital e está um pouco mais distante do quartel-general da seleção. Mas a comissão técnica considerou que o deslocamento para os estádios não será tão longo.

Entrada principal do hotel que a seleção usará durante a Copa do Mundo do Qatar - Igor Siqueira/UOL - Igor Siqueira/UOL
Entrada principal do hotel que a seleção usará durante a Copa do Mundo do Qatar
Imagem: Igor Siqueira/UOL

O Brasil está no Grupo G da Copa do Mundo, ao lado de Sérvia, Suíça e Camarões. A estreia será em 24 de novembro, diante dos sérvios, no estádio Lusail, que também será palco do confronto com os camaroneses, em 2 de dezembro. O jogo contra os suíços é dia 28 de novembro. A delegação brasileira vai se juntar na Europa antes de desembarcar no Qatar.

*O repórter viajou a convite do Supreme Committee for Delivery & Legacy