Topo

Copa: estádio feito de containers tem banheiro de emergência para jogadores

Estádio 974, em Doha, no Qatar - Divulgação/SC
Estádio 974, em Doha, no Qatar
Imagem: Divulgação/SC

Do UOL, em Doha (QAT)*

21/06/2022 04h00

Classificação e Jogos

Todos enfileirados, já no túnel, prestes a entrar em campo para uma partida importante da Copa do Mundo. Mas a "natureza" chama. Vem o aperto. O que fazer? Se o jogador em questão estiver no Estádio 974, em Doha, no Qatar, basta olhar para o lado direito. Na porta de um container verde estará a placa que é uma boa notícia para essa situação: "Last minute toilet". O banheiro para o último minuto.

Ele está ali para evitar que os jogadores precisem voltar ao vestiário, caso tenham vontade de ir ao banheiro. Em visita na semana passada, o UOL viu que a distância entre a porta de acesso ao gramado e os vestiários não é tão longa assim. No entanto, para quem está apertado ou precisa começar um jogo no horário, cada instante conta.

Banheiro de "último minuto" no estádio 974, em Doha, no Qatar - Igor Siqueira/UOL - Igor Siqueira/UOL
Banheiro de "último minuto" no estádio 974, em Doha, no Qatar
Imagem: Igor Siqueira/UOL

O fato de o banheiro ser um container passa longe de um improviso. Trata-se do conceito arquitetônico inovador, encomendado pelos organizadores da Copa do Qatar ao escritório Fenwick Iribarren Architects. O plano era evitar que o estádio para 40 mil pessoas fosse mais um elefante branco.

A estrutura da qual 974 containers fazem parte —o nome vem daí e também do código telefônico do Qatar— será completamente desfeita após a Copa. Logo, o banheiro também. A ideia original era fazer algo inspirado em Lego. Posteriormente, veio a proposta de usar os containers.

O "pit stop" no banheiro de última hora poderá ocorrer em um jogo do Brasil, por exemplo. A seleção de Tite fará no Estádio 974 a segunda partida pela fase de grupos, contra a Suíça, em 28 de novembro. O técnico da seleção esteve no estádio em abril e conheceu o ambiente. Ele queria ver o posicionamento dos bancos de reserva, sentir a atmosfera. Ao todo, serão sete jogos da Copa do Mundo no 974, no estádio instalado à beira do mar e com vista privilegiada para a área de prédios mais altos de Doha.

Estádio 974, em Doha, no Qatar, será usado na Copa do Mundo - Igor Siqueira/UOL - Igor Siqueira/UOL
Estádio 974, em Doha, no Qatar, será usado na Copa do Mundo
Imagem: Igor Siqueira/UOL

Um banheiro tão próximo do campo não faz parte do padrão Fifa. Tanto que esse desenho não se replica no Lusail, por exemplo, palco da final da Copa e onde o Brasil fará os outros dois jogos da primeira fase —a estreia diante da Sérvia, em 24 de novembro, e o confronto com Camarões, no dia 2 de dezembro. O formato é incomum, inclusive, em estádios usados na Copa do Mundo do Brasil. O Maracanã, por exemplo, não tem.

O 974 foi inaugurado em novembro de 2021, por ocasião da Copa Árabe. Pela natureza transitória e a peculiaridade do projeto, é o único dos oito estádios escalados para o Mundial que não terá ar-condicionado para campo e arquibancadas —os assentos, inclusive, são menos requintados do que os de outras praças qataris. A previsão é que a Copa de novembro a dezembro aconteça com temperaturas amenas, ao contrário dos jogos recentes da repescagem, que foram no verão.

Lounge do presidente da Fifa no Estádio 974 - Igor Siqueira/UOL - Igor Siqueira/UOL
Lounge do presidente da Fifa no Estádio 974
Imagem: Igor Siqueira/UOL

O uso de containers na estrutura do Estádio 974 se estende até as áreas mais nobres do local, como a área VVIP —sim, com dois vês. No setor com capacidade para até 300 pessoas, alguns dirigentes, como o presidente da Fifa, têm um lounge exclusivo. Por fora, um container. Por dentro, o ambiente de uma sala, com sofás, e um banheiro exclusivo —para ser usado não só no "último minuto".

*O repórter viajou a convite do Supreme Committee for Delivery & Legacy