Topo

Cruzeiro

Ronaldo reforça posição de ídolo e tenta conscientizar torcida do Cruzeiro

Ronaldo Fenômeno é o acionista majoritário da SAF do Cruzeiro - Reprodução/Mineirão
Ronaldo Fenômeno é o acionista majoritário da SAF do Cruzeiro Imagem: Reprodução/Mineirão

Lohanna Lima

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

28/06/2022 04h00

Presença confirmada no jogo de hoje (28) do Cruzeiro diante do Sport, às 21h30 (de Brasília), no Mineirão, pela 15ª rodada da Série B do Brasileirão, Ronaldo Nazário tem conquistado cada vez mais a torcida celeste. Ídolo mundial, o dirigente tem se posicionado como tal em diversos temas que envolvem o futebol além das quatro linhas e, como dono dos 90% da SAF do clube, não tem sido diferente.

Na última semana, o ex-atacante se dirigiu fortemente contra a homofobia vinda de torcedores do Cruzeiro e que por pouco não rendeu punição severa ao clube.

Em uma live realizada na última sexta-feira (24), o Fenômeno disse que torcedor homofóbico não é bem-vindo nos jogos da Raposa. A posição do dirigente ocorreu horas após o STJD homologar um acordo com o clube que evitou a perda de pontos na Série B. Com a decisão, a diretoria terá somente que pagar multa de R$ 30 mil e adotar medidas, tal como a utilização da bandeira LGBTQIA+ na bandeira de escanteio. A manifestação homofóbica ocorreu na vitória por 1 a 0 contra o Grêmio, na Arena Independência, pela sexta rodada da Série B, em 8 de maio.

"Quero lembrar a vocês que é um problema muito sério, é crime. O torcedor homofóbico não é bem-vindo aos jogos do Cruzeiro. Além de cometer um crime, vai estar prejudicando seu time. Recado para o cruzeirense e para todos. Não podemos mais tolerar esse tipo de comportamento. Vamos cumprir nossa obrigação, conscientizar o torcedor, isso não é bem-vindo nos nossos estádios", disparou o dono da SAF cruzeirense.

Rivalidade e violência

Após os casos de violência entre torcedores de Cruzeiro e Atlético-MG, que ocorreram no fim do ano passado e no início deste ano, Ronaldo também buscou alternativas para tentar conscientizar os torcedores em relação à rivalidade. Em seu primeiro clássico como dirigente do clube, ele propôs um encontro com a cúpula atleticana antes da partida em tom amistoso e com o intuito de mostrar aos torcedores civilidade.

Depois, os dois clubes fizeram postagens conjuntas nas redes sociais com fotos do encontro entre as duas diretorias e pediram paz entre as torcidas - movimento que foi repetido pelos jogadores em campo, que seguraram uma bandeira da Ucrânia, em meio à guerra com a Rússia, reforçando o pedido das duas instituições nas redes.

FICHA TÉCNICA:

CRUZEIRO x SPORT

Competição: 15ª rodada da Série B do Brasileirão
Data e hora: 28 de junho de 2022 (terça-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Auxiliares: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e José Eduardo Calza (RS)
VAR: Pathrice Wallace Corrêa Maia (RJ)

CRUZEIRO: Rafael Cabral; Zé Ivaldo, Lucas Oliveira e Eduardo Brock; Geovane Jesus, Willian Oliveira, Neto Moura, Fernando Canesim e Matheus Bidu; Rodolfo e Edu. Técnico: Paulo Pezzolano

SPORT: Mailson; Ewerthon, Rafael Thyere, Sabino, Sander; Fabinho, Bruno Matias, Thiago Lopes, Luciano Juba; Kayke (Javier Parraguez) e Bill. Técnico: César Lucena

Cruzeiro