Topo

Brasileirão - 2022

Ceará e Atlético-GO empatam e não se distanciam da zona de rebaixamento

Colaboração para o UOL, em Maceió

26/06/2022 20h00

Ceará e Atlético-GO terminaram empatados em 1 a 1 na noite de hoje (26) em jogo marcado por gols anulados e chances desperdiçadas disputado na Arena Castelão, em Fortaleza, pela 14ª rodada da Série A do Brasileirão. Jorginho marcou para o Dragão enquanto Erick deixou tudo igual para os donos da casa.

Com o resultado, as equipes não se distanciaram da zona do rebaixamento. o Ceará caiu duas posições na tabela do torneio e passa a ocupar a 15ª, com 17 pontos somados. O Atlético-GO, por outro lado, passa a ocupar a 13ª, mas também com 17 pontos, ambos com dois pontos a mais que o América-MG, primeiro no Z-4, com 15.

Foi bem: O baixinho Erick

Se a aposta em cruzamentos não deu certo para o Ceará mesmo com jogadores considerados altos, sobrou para o baixinho Erick, de apenas 1,73 a responsabilidade de igualar o marcador mandando uma bomba em direção ao gol.

Foi mal: Bruno Pacheco não ajuda

O lateral Bruno Pacheco, do Ceará, não estava em sua melhor noite. Foi pouco efetivo pelo lado direito e foram poucas as vezes em que conseguiu evitar o avanço do ataque do Atlético-GO. Foi pelo lado dele, por exemplo, que teve início a jogada que resultou no gol da equipe visitante na partida.

Ceará

O time apresentou uma marcação falha, muito pouca criatividade ofensiva e sofreu muito pelo lado de Bruno Pacheco. O gol do Atlético-GO, inclusive, saiu pelo lado direito do lateral. A aposta em cruzamentos de Nino Paraíba para tentar emplacar gols não deu certo mesmo com jogadores altos no ataque como Matheus Peixoto, de 1,90 e Vina com 1,80. A equipe só mostrou reação na segunda etapa quando igualou e passou a pressionar o gol de Ronaldo, mas de nada adiantou.

Atlético-GO

O Dragão não foi o mais ofensivo, mas soube aproveitar as poucas oportunidades e por alguns momentos pareceu estar jogando em casa pela tranquilidade que tinha para trocar passes, principalmente no meio campo e no setor defensivo. A vantagem no placar, no entanto, relaxou a equipe que afrouxou a marcação e sofreu o gol do empate.

Essa doeu!

Ronaldo, goleiro do Dragão, saiu para socar a bola após cruzamento na área mandado por Nino Paraíba e na confusão dentro da área acabou atingido o próprio companheiro Hayner.

Quase um hat-trick de Jorginho

Jorginho poderia ter saído com um hat-trick se não tivesse dois gols anulados aos 8' do primeiro tempo e aos 26' do segundo, tendo validado apenas um único gol que resultou no empate do Dragão com o Vozão.

Vozão deixa o campo sob vaia

Depois de uma atuação apática na Arena Castelão, os torcedores não perdoaram a equipe e vaiou o time durante a saída de campo, sobrando até para o presidente Robinson de Castro ter seu nome xingado.

Torcida do Ceará durante a partida contra o Atlético-GO - Lucas Emanuel/AGIF - Lucas Emanuel/AGIF
Torcida do Ceará durante a partida contra o Atlético-GO
Imagem: Lucas Emanuel/AGIF

Cronologia

A primeira boa chegada foi do Ceará. Lima cabeceou aos 5' do primeiro tempo, e Ronaldo fez defesa. Jorginho, do Atlético-GO, chegou a marcar um gol aos 8', mas estava em impedimento. O placar só foi inaugurado aos 25', com Jorginho. Na segunda etapa, Erick deixou tudo igual aos 2'. Jorginho ainda aumentou o placar para o Dragão, aos 25' do segundo tempo, mas de novo estava impedido. Aos 36, Léo Pereira também tentou deixar o dele para os visitantes, mas não conseguiu chegar a tempo na pequena área após cruzamento.

Próximos jogos

O Ceará volta a campo na quarta-feira (29) para encarar o The Strongest, pela Copa Sul-Americana, às 19h15, fora de casa. No dia seguinte, pela mesma competição, o Atlético-GO pega o Olimpia, às 21h30, também fora de casa.

FICHA TÉCNICA:
CEARÁ 1 X 1 ATLÉTICO-GO

Competição: Brasileirão, 14ª rodada
Estádio: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data e horário: 26 de junho de 2022 (domingo), às 18h (de Brasília)
Árbitro: Douglas Marques das Flores
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Daniel Paulo Ziolli
Cartões amarelos: Messias, Vina (CEA); Ramon Menezes, Airton, Wellington Rato (ACG)

Gols: Jorginho (ACG), aos 25' do 1º T; Erick (CEA), aos 2' do 2º T

Ceará: João Ricardo, Nino Paraíba, Messias, Luiz Otávio, Bruno Pacheco, Richard Coelho, Richardson, Fernando Sobral (Erick), Lima (Cléber), Vina e Matheus Peixoto (Zé Roberto). Técnico: Marquinhos Santos.

Atlético-GO: Ronaldo, Hayner, Edson, Ramon Menezes, Jefferson, Edson Fernando (Lucas Lima), Luiz Fernando (Léo Pereira), Marlon Freitas, Jorginho, Airton e Churín (Rickson). Técnico: Jorginho.