PUBLICIDADE
Topo

Futebol

'Histórico e exemplo': Richarlyson é exaltado após se assumir bissexual

Richarlyson, ex-jogador de futebol e hoje comentarista esportivo, assumiu ser bissexual - Reprodução/Instagram
Richarlyson, ex-jogador de futebol e hoje comentarista esportivo, assumiu ser bissexual Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

24/06/2022 13h14

Após ter se declarado bissexual, o ex-jogador Richarlyson recebeu um turbilhão de mensagens de apoio na internet. Torcedores e personalidades do esporte destacaram o ato do comentarista do Grupo Globo, que se tornou o primeiro atleta a atuar na Série A do Campeonato Brasileiro a se assumir publicamente.

"Histórico", "gigante" e "corajoso" foram alguns termos bastante utilizados para exaltarem Richarlyson. "Se tem alguém abrindo caminhos a tempos, é o Richarlyson. Só por existir e dar a cara a tapa. Um exemplo dentro e fora dos campos", afirmou um internauta, no Twitter.

"Richarlyson declarar que é bissexual é um ato gigantesco. Um cara que atuou na elite do futebol brasileiro e pela seleção", comentou outro. "Infelizmente, a maioria da internet ainda não vai conseguir ter uma discussão saudável sobre esse assunto", acrescentou, referindo-se a comentários preconceituosos sobre a declaração do comentarista.

"Simplesmente gigante a atitude e coragem do Richarlyson. Guardar um sentimento/atração que sente de forma natural por conta de uma sociedade tão retrógrada é uma das coisas mais cruéis que existe", completou outro usuário na plataforma.

Walter Casagrande, também ex-jogador e comentarista da Globo, foi ao Instagram elogiar o colega. "Parabéns pela sua personalidade e coragem em relatar a sua bissexualidade. Você é um ponto fora da curva na história do futebol brasileiro na questão de gênero. Tem todo o meu respeito e apoio!", escreveu Casão.

Teve também quem aproveitou para relembrar a carreira do ex-jogador de 39 anos. "Tricampeão brasileiro, campeão da Libertadores, campeão Mundial. Normalmente titular, jogando na posição que precisasse, sempre se doando totalmente pelos times", destacou um internauta.

"Richarlyson abriu portar para uma coisa que deveria ser discutida há muito tempo e com naturalidade. Sua coragem é inspiradora e espero que muitos sigam seu exemplo. Obrigada por tudo, craque", afirmou uma torcedora.

Confira reações:

Declaração de Richarlyson

"A vida inteira me perguntaram se sou gay. Eu já me relacionei com homem e já me relacionei com mulher também", disse o comentarista, em entrevista ao podcast 'Nos Armários dos Vestiários'.

"Só que aí eu falo hoje aqui e daqui a pouco estará estampada a notícia: 'Richarlyson é bissexual'. E o meme já vem pronto. Dirão: 'Nossa, mas jura? Eu nem imaginava'. Cara, eu sou normal, eu tenho vontades e desejos. Já namorei homem, já namorei mulher, mas e aí? Vai fazer o quê? Nada", acrescentou.

"Vai pintar uma manchete que o Richarlyson falou em um podcast que é bissexual. Legal. E aí vai chover de reportagens, e o mais importante, que é pauta, não vai mudar, que é a questão da homofobia. Infelizmente, o mundo não está preparado para ter essa discussão e lidar com naturalidade com isso", completou o ex-jogador.

De acordo com os jornalistas do podcast, em nenhum momento Richarlyson foi questionado diretamente sobre a sua sexualidade, diferentemente do que aconteceu muitas vezes durante sua carreira. "Pelo tanto de pessoas que falam que é importante meu posicionamento, hoje eu resolvi falar: sou bissexual. Se era isso que faltava, ok. Pronto. Agora eu quero ver se realmente vai melhorar, porque é esse o meu questionamento", finalizou.

Futebol