Topo

Brasileirão - 2022

Felipão acerta na mudança, Athletico vira sobre o Juventude e é vice-líder

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/06/2022 21h01

O Athletico-PR bateu o Juventude por 3 a 1, na noite de hoje (8), pela décima rodada do Brasileirão. O time de Caxias jogou melhor, mas Felipão foi preciso em sua primeira alteração, colocando Léo Cittadini, que entrou e deu o passe para Terans marcar o gol da virada no estádio Alfredo Jaconi.

Os paranaenses foram mais certeiros e conseguiram o triunfo apesar da superioridade do rival. Jadson abriu o placar para o Alviverde aos 37' da primeira etapa e Pablo empatou ainda antes do intervalo, na segunda finalização certa dos visitantes. O Juventude ainda voltou melhor do intervalo, porém Terans, aos 17', anotou o segundo. Nos acréscimos, Vitor Bueno ainda teve tempo de ampliar.

Com o resultado, o Furacão assume a segunda colocação do Brasileirão, com 16 pontos, dois a menos que o líder Corinthians — o time paranaense ainda pode ser ultrapassado por Palmeiras, São Paulo ou Coritiba no complemento da rodada, amanhã. Já o Juventude segue na zona da degola: com apenas dez pontos, e está no 19º lugar.

Torcidas brigam antes da bola rolar

Por volta das 18h, houve um confronto entre as torcidas uniformizadas dos dois clubes. Os membros da Fanáticos, do Furacão, chegaram ao palco do jogo e foram até a sede da Mancha Verde, do Juventude. O conflito teve socos, pedras e barras de ferro. Um torcedor de cada time teve que ser transferido para a UPA Central de Caxias do Sul.

Como consequência da confusão, os torcedores do Rubro-Negro foram impedidos de entrar no Alfredo Jaconi. Após o jogo, o atacante Pablo lamentou a situação.

"Pena o que acontece fora do estádio. Vivemos muito tempo sem a torcida no estádio e hoje que e legal ter aquele ambiente.., Mais fervoroso em casa e mais hostil fora, que é até gostoso. Pedimos que parem de brigar e tenha consciência, amor ao próximo. É triste ver essas pessoas brigando. Espero que comecem a tomar um pouco de consciência. Colocar a cabeça no travesseiro e pensar em curtir, aproveitar o espetáculo e não brigar. O futebol é muito mais bonito que briga de torcedores. Nosso futebol é tão bonito e precisa de paz. Esperamos ter um pouco de paz, ao menos no futebol", disse ao SporTV na saída de campo.

Queda de energia atrasa partida

Por falta de eletricidade, os refletores do Alfredo Jaconi apagaram um pouco antes das 19h e retardaram o início do jogo. As equipes entraram em campo somente às 18h58 e o pontapé inicial foi dado às 19h05, cinco minutos a mais do horário original.

Quem foi bem: Felipão é certeiro

O Athletico tomou pressão durante os 90 minutos e saiu com os três pontos de Caxias de Sul. Se aproveitando da dificuldade do Juventude na hora de balançar a rede, a equipe achou um gol e foi para o intervalo com o empate. Na segunda etapa, o treinador fez uma mudança que definiu a partida: a entrada de Léo Cittadini. Na primeira vez que tocou na bola, o meia deu a assistência para o gol de Terans.

Quem foi mal: Chico Kim não ajuda na criação

O meia do Papo teve atuação bem abaixo do esperado. Mesmo com o time pressionando, pouco tocou na bola, sem criar as jogadas. Saiu de campo aos 16' da etapa final para a entrada de Capixaba.

Juventude domina e marca 'gol de lateral'

O time da casa controlou a partida até conseguir marcar o gol, aos 37' da etapa inicial. Em cobrança de lateral direto para a área, Moraes bateu e Jadson aproveitou a falha da zaga na hora de afastar para girar e chutar cruzado para o gol.

Antes de abrir o marcador, o Alviverde já havia levado perigo outras duas vezes. Com Foster, aos 20', e com Vitor Mendes pouco depois. Yuri, aos 13', acertou a trave em chute de fora da área, porém o árbitro assinalou falta antes da batida.

Furacão acha empate

O Papo teve a chance de ampliar a partida aos 46'. Após escanteio, Vitor Mendes apareceu sozinho na pequena área, contudo mandou para a fora. O castigo veio no lance seguinte, o último da primeira etapa.

A jogada começou com o passe de Cuello para Terans, que lançou para Pablo. O artilheiro deu um leve toque na saída de César e mandou para a rede. O tento foi apenas a segunda finalização certa do Rubro-Negro no duelo.

Tudo igual na volta do intervalo

Assim como foi durante toda etapa inicial, a equipe da casa voltou dos vestiários com mais iniciativa para o jogo. A defesa do Furacão afastou mal aos 6', e Vitor Gabriel chutou para o gol, que estava sem goleiro, mas Nico Hernandez desviou para escanteio.

Léo Cittadini entra e dá passe para o gol

Enquanto os mandantes fizeram três trocas de uma vez aos 16' da etapa final, Felipão foi preciso e mandou Lèo Cittadini a campo na vaga de Pedro Rocha. O meia, na primeira vez que pegou na bola, tocou para Terans que fez o pivô na marcação e bateu cruzado para virar o embate.

Desorganizado, Juve pressiona, mas toma o terceiro

O técnico Eduardo Baptista colocou o Papo para frente, mas, na base do abafa, a equipe não ameaçou o goleiro Bento. A melhor oportunidade de empatar veio no levantamento de Rômulo, que Moraes cabeceou para fora.

Quem balançou a rede foi o Furacão. A equipe já havia levado perigo com Cirino no contra-ataque aos 47'. Dois minutos depois, Cirino veio da direita e rolou para Pablo na esquerda. Sem ser fominha, o centroavante passou para Vitor Bueno, que só precisou empurrar para o gol.

Gramado em más condições

Alvo de muitas reclamações no último domingo (5), o campo do Alfredo Jaconi ainda estava bem castigado, com muitos tufos de grama soltos. Principalmente nas duas áreas, a bola rolava com muitas dificuldades.

Próximos jogos

As duas equipes jogarão fora de casa pela 11ª rodada da Série A. No sábado (11), às 16h30, o Juventude encara o Corinthians. Um dia depois, no domingo (12), às 19h, o Furacão vai até a Arena Castelão enfrentar o Fortaleza.

FICHA TÉCNICA:

JUVENTUDE 1 x 3 ATHLETICO-PR
Competição:
Série A do Campeonato Brasileiro - 10ª rodada
Data: 8 de junho de 2022, quarta-feira
Horário: 19h (de Brasília)
Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Evandro de Melo Lima (SP)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG)
Gols: Jadson, aos 37'/1ºT (JUV); Pablo, aos 47'/1ºT (ATH); Terans, aos 17'/2ºT (ATH), Vitor Bueno, aos 49'/2ºT (ATH).
Cartões amarelos: Jean, Rômulo (JUV); Pablo, Pedro Henrique, Bento (ATH)

JUVENTUDE: César; Paulo Henrique (Rômulo), Vitor Mendes, Rafael Forster e Moraes; Jean (Ricardo Bueno), Yuri, Jadson (Marlon) e Chico Kim (Capixaba); Vitor Gabriel e Isidro Pitta (Óscar Ruiz). Técnico: Eduardo Baptista.

ATHLETICO-PR: Bento; Khellven, Pedro Henrique, Nico Hernández (Matheus Felipe) e Abner; Hugo Moura, Matheus Fernandes (Marcelo Cirino) e David Terans (Vitor Bueno); Cuello (Erick), Pedro Rocha (Léo Cittadini) e Pablo. Técnico: Felipão.