Topo

Brasil tem teste para perninhas rápidas e prova de fogo para Arana

Tite fala com os jogadores da seleção brasileira - Lucas Figueiredo/CBF
Tite fala com os jogadores da seleção brasileira Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Danilo Lavieri

Do UOL, em Tóquio (Japão)

05/06/2022 14h00

O Brasil entra em campo amanhã (6) a partir das 7h20 contra o Japão para uma observação importante para Tite na formação do grupo que vai para a Copa do Mundo. Pela primeira vez, o ataque formado por Paquetá, Neymar, Raphinha e Vini Jr vai iniciar um jogo, consagrando a expressão "perninhas rápidas" tão falada pelo técnico. Além disso, Guilherme Arana terá oportunidade de ouro para mostrar serviço e ficar mais próximo do Qatar.

A ideia do comandante, inclusive com o lateral esquerdo do Atlético-MG, já tinha sido testada contra o Chile, na vitória por 4 a 0 nas Eliminatórias, mas naquela ocasião o titular foi Anthony no ataque.

Essa é uma alternativa importante para uma seleção que não consegue encontrar um camisa 9 que faça o papel de referência. Gabriel Jesus e Richarlison alternam bons e maus momentos e Gabigol perdeu espaço. Pedro estava no radar, mas o banco no Flamengo não ajudou.

"Gosto de falar que a equipe ainda está aberta. Não só a lista final de quem vai para a Copa do Mundo, mas também o time titular. Precisamos testar todo mundo", explicou Tite.

A tentativa é tão importante que o comandante deixou Richarlison no banco mesmo após a excelente fase vivida por ele na Amarelinha, com quatro gols em três jogos. O técnico, no entanto, sabe que é necessário tempo para que o quarteto consiga se ajustar rumo ao Mundial.

No caso da lateral esquerda, Alex Sandro praticamente carimbou o passaporte para a Copa do Mundo com uma excelente atuação na vitória por 5 a 1 contra a Coreia do Sul. Em uma convocação com três laterais esquerdos, é fundamental que Arana tenha uma boa atuação para se distanciar na briga com Alex Telles pela segunda vaga.

Além disso, até mesmo Thiago Silva foi colocado no banco, com Éder Militão promovido aos titulares, coisa que já aconteceu em outros momentos nas Eliminatórias.

"A gente tem que se preparar para uma Copa do Mundo para jogar de três em três dias. É necessário. Eu falei com o Thiago e falei também com o Dani. Coloquei isso para alguns que vão iniciar com outros. O próprio Vini seria titular no primeiro jogo se estivesse em condições melhores (depois de jogar a final da Liga dos Campeões", explicou.

Esse é o antepenúltimo jogo do Brasil antes da Copa do Mundo. Tite disse que é contra fazer um amistoso muito próximo do Mundial e, com a preparação restrita a 10 dias por causa do Mundial ser em novembro, não haverá tempo para o confronto.

FICHA TÉCNICA
JAPÃO X BRASIL

Local: Estádio Nacional, em Tóquio (Japão)
Data: 6 de junho de 2022, segunda-feira
Hora: 7h20 (de Brasília)

Japão: Gonda; Nagatomo, Itakura, Yoshida e Nakayama; Haraguchi, Endo e Tanaka; Ito, Minamino e Furuhashi
Técnico: Hajime Moriyasu

Brasil: Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Éder Militão e Arana; Casemiro, Fred e Paquetá; Neymar, Raphinha e Vini Jr
Técnico: Tite