Topo

Quem são os astros do futebol europeu que floparam na última temporada

Romelu Lukaku, centroavante que viveu temporada sob críticas no Chelsea e chegou a dizer que quer voltar à Inter - REUTERS/Suhaib Salem
Romelu Lukaku, centroavante que viveu temporada sob críticas no Chelsea e chegou a dizer que quer voltar à Inter Imagem: REUTERS/Suhaib Salem

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

04/06/2022 04h00

Os principais times do mundo já estão se movimentando no mercado da bola, às vésperas da abertura da janela de transferências na Europa. Abaixo, o UOL Esporte lista alguns nomes que foram mal na última temporada e podem (ou não) estar disponíveis para mudar de clube, respirar novos ares e quem sabe retomar o melhor momento da carreira a partir de agosto.

Lukaku, o mais caro da história do Chelsea

Após tantas idas e vindas, o centroavante ainda não conseguiu jogar seu melhor futebol no clube inglês. Contratado por 115 milhões de euros (quase R$ 600 milhões), Lukaku se tornou o sétimo jogador mais caro da história do futebol, mas ficou bem aquém das expectativas: foram só 13 gols na temporada, contra 30 na última campanha com a Inter de Milão. Há muita especulação sobre seu futuro, principalmente porque deu entrevista em dezembro dizendo que "não estava feliz com a situação" e que pretendia voltar à Itália um dia.

Jack Grealish patina no Manchester City

Jack Grealish é o reforço mais caro da história do futebol da Inglaterra - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Outro recorde de transferência: o mais caro da história do clube e o sexto mais caro da história. Foram 117 milhões de euros (pouco mais de R$ 600 milhões) por seus serviços, mas ele ainda não mostrou nada demais em meio à concorrência dura no City. Grealish tem mais ou menos os mesmos números da temporada passada, a última com o Aston Villa, da qual perdeu três meses por lesão (500 minutos a mais em campo, um gol a menos). Em dezembro chegou a ser barrado de um jogo após ser flagrado com companheiros em um bar, mas foi um problema pontual. Deve seguir no clube.

Pogba e a decepção de longa data no United

Paul Pogba em vitória do Manchester United contra o Leeds - Catherine Ivill/Getty Images - Catherine Ivill/Getty Images
Imagem: Catherine Ivill/Getty Images

Mais um dos mais caros da história (o oitavo) e que custou mais de 100 milhões de euros. Foram seis anos nesta segunda passagem pelo Manchester United, e a impressão de que nunca alcançou o patamar que poderia -e que curiosamente consegue estar na seleção da França. Pogba se despediu do clube nesta semana, após cinco temporadas sem títulos. Na última, fez um gol em 1.782 minutos jogados. Ele está sem contrato e livre no mercado.

Messi e Neymar têm reencontro decepcionante

Messi e Neymar conversam durante partida o Paris Saint-Germain em fevereiro de 2022 - REUTERS/Gonzalo Fuentes - REUTERS/Gonzalo Fuentes
Imagem: REUTERS/Gonzalo Fuentes

A ida de Lionel Messi para o Paris Saint-Germain parou o mundo no ano passado, mas em campo o argentino ainda nem chegou perto do que fazia ano após ano no Barcelona. Descontados alguns lances de genialidade, o agora camisa 30 ficou devendo e fez apenas 11 gols na temporada (contra 35 no último ano na Espanha).

A expectativa era grande também pela reedição da dupla que tinha feito de tudo no Barça, mas Neymar também teve uma temporada abaixo da crítica. Foi um ano marcado por lesões, o seu pior no PSG, mesmo que atenuado pelo título francês e por uma boa sequência entre março e abril. Não à toa, ele e Messi chegaram a ser vaiados pela própria torcida no Parque dos Príncipes.

Trio de encostados no Real Madrid

Eden Hazard e Gareth Bale conversam durante aquecimento de jogo do Real Madrid em agosto de 2021 - Maria Jose Segovia/DeFodi Images via Getty Images - Maria Jose Segovia/DeFodi Images via Getty Images
Imagem: Maria Jose Segovia/DeFodi Images via Getty Images

Nem o clube mais vitorioso dos últimos anos está livre dos maus investimentos. Foram 200 milhões de euros gastos pelo Real com Bale e Hazard, e nenhum dos dois foi útil para o clube nos últimos tempos. O galês ainda prestou bons serviços em seus primeiros anos, mas praticamente não jogou desde que voltou do empréstimo ao Tottenham e agora fica livre no mercado. Já Hazard chegou há três anos e não mostrou a que veio: na última temporada fez um gol em 23 jogos, mas tem vínculo até 2024.

Isco já deixa o clube em condições muito mais favoráveis. Ele teve cinco temporadas como titular no auge do Real Madrid dominante na Europa e só perdeu espaço pela renovação do elenco. Aos 30 anos, despediu-se após temporada com apenas 17 jogos.