Topo

Brasileirão - 2022

América-MG marca duas vezes de cabeça e ganha do Cuiabá em casa

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/06/2022 18h26

Na abertura da nona rodada do Brasileirão, o América-MG bateu o Cuiabá por 2 a 1. Jogando na Arena Independência, o time da casa controlou o jogo e anotou seus dois gols de cabeça para triunfar na tarde de hoje (4).

O América teve a iniciativa durante toda a partida e abriu o placar com Alê, na metade da primeira etapa. Na única finalização certa do Cuiabá até o intervalo, André acertou uma bomba de fora da área e deixou tudo igual aos 41'. No entanto, no começo da etapa final, Felipe Azevedo garantiu o triunfo do Coelho.

Com a vitória, o time alviverde assume a quinta colocação, com 14 pontos. Já o Cuiabá permanece na zona de rebaixamento. Com apenas oito pontos, o time é o 17º.

Quem foi bem: Aloísio

O 'Boi Bandido' incomodou demais a marcação adversária. Brigando na área, arriscando de fora, levando perigo pelo alto... Aloísio esteve na grande maioria das boas jogadas criadas pelo time mineiro. Depois que saiu, aos 20' do segundo tempo para a entrada de Wellington Paulista, a força ofensiva da equipe caiu demais.

Quem foi mal: Valdívia

Com o Cuiabá muito recuado e apostando muito nas ligações diretas da defesa para o ataque, o meia não conseguiu criar as jogadas. Muito cansado, até por apoiar na marcação, deixou o gramado aos 13' da etapa final, com a entrada de Rodriguinho.

América controla jogo e abre o placar

Com o Dourado muito recuado, o time da casa buscou mais o jogo e passou a grande maioria da primeira etapa no campo de ataque, marcando aos 24'.

O gol que abriu o placar saiu em um lindo cruzamento de Éder, que deu uma fatiada na bola e encontrou Alê livre de marcação na área. O meia mergulhou, lembrando um pouco o gol de Van Persie pela Holanda na Copa de 2014, contra a Espanha, e acertou uma cabeçada que ainda tocou na trave antes de balançar a rede.

Um chute basta aos visitantes

Sem criar nenhum lance de perigo nos primeiros 45 minutos, o Cuiabá conseguiu o empate em sua única finalização ao gol. André, que só havia marcado em sua estreia no time e já amargava um jejum de 13 partidas, soltou uma bomba de fora da área aos 41' e não deu chances de defesa para Jailson.

De novo pelo alto, Coelho faz o segundo

Com apenas sete minutos do segundo tempo, Everaldo teve tempo para calibrar o pé e fazer um cruzamento na medida para Felipe Azevedo. O atacante se antecipou aos zagueiros, que bateram cabeça com a movimentação de Aloísio, e tocou no cantinho, tirando do goleiro João Carlos e anotando o segundo dos mandantes.

Dourado assusta, porém pouco cria

Atrás do placar, o Cuiabá, enfim, buscou mais o campo de ataque. Aos 12', Uendel cruzou, Valdívia cabeceou para trás e Rafael Gava bateu forte da pequena área para grande defesa de Jailson, que espalmou a bola. Depois disso, o Alviverde não foi mais ameaçado, apesar do crescimento dos visitantes.

Jailson faz lambança

Aos 41' do segundo tempo, o goleiro Jailson tentou driblar André Luís, mas perdeu a bola. O atacante demorou demais e tocou para Jenison, que se atrapalhou na hora de finalizar, apesar de o gol estar vazio.

Avelar estreia

Sem atuar desde outubro de 2020, o lateral esquerdo Danilo Avelar fez sua estreia no América-MG. O defensor, que deixou o Corinthians após um caso de injúria racial, entrou em campo aos 45' da etapa final.

Juiz sente a panturrilha, mas jogo tranquilo ajuda

Aos 16' da etapa inicial, o árbitro Raphael Claus, com dores na panturrilha direita, paralisou a partida para que ele recebesse o atendimento médico. Os profissionais do Coelho foram rápidos, e o juiz - mesmo mancando - conseguiu voltar a apitar o confronto em pouco mais de um minuto.

Mesmo não estando 100% fisicamente, Claus não teve qualquer problema para conduzir a partida, que foi muito tranquila na Arena Independência. Sem polêmicas e confusões, o árbitro só precisou mostrar o amarelo aos 49' da segunda etapa.

Próximos jogos

As duas equipes vão jogar em casa na 10ª rodada do torneio. Na quarta (8), às 19h, o Coelho recebe o Ceará no Independência. Um dia antes, na terça (7), às 21h30, o Cuiabá encara o Corinthians na Arena Pantanal.

Interino volta antes de António Oliveira chegar

Desde a demissão de Pintado, no dia 12 de maio, Luiz Fernando Iubel assumiu interinamente o comando do Dourado. Suspenso na derrota para o Athletico na última rodada, o treinador voltou ao banco de reservas hoje (4) para sua última partida no cargo.

O treinador português António Oliveira, que já treinou o Furacão no Brasil, foi contratado e já observou a partida em Belo Horizonte. A tendência é que ele - o primeiro técnico estrangeiro da história do clube - assuma já na próxima rodada.

FICHA TÉCNICA:

AMÉRICA-MG 2 x 1 CUIABÁ
Competição:
Série A do Campeonato Brasileiro - 9ª rodada
Data: 4 de junho de 2022, sábado
Horário: 16h30 (de Brasília)
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ)
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (SP)
Gols: Alê, aos 24'/1ºT (AME), André, aos 41'/1ºT (CUI), Felipe Azevedo (7'/2ºT)
Cartão amarelo: André Luís (CUI)

AMÉRICA-MG: Jailson, Patric (Cáceres), Conti, Éder e Marlon (Danilo Avelar); Lucas Kal, Juninho e Alê (Zé Ricardo); Gustavinho (Everaldo), Felipe Azevedo e Aloísio (Wellington Paulista). Técnico: Vagner Mancini.

CUIABÁ: João Carlos; João Lucas, Marllon, Alan Empereur e Uendel; Camilo (André Luís), Pepê, Rafael Gava (Jonathan Cafu) e Valdívia (Rodriguinho); Marquinhos (Felipe Marques) e André (Jenison). Técnico (interino): Luiz Fernando Iubel.