Topo

Real Madrid

Mais caro da história, Bale deixa Real com 5 Champions e final horrível

Gareth Bale chegou ao Real Madrid em 2013 e está de saída do clube - Alex Caparros/Getty Images
Gareth Bale chegou ao Real Madrid em 2013 e está de saída do clube Imagem: Alex Caparros/Getty Images

Gustavo Setti

Do UOL, em São Paulo

01/06/2022 13h03

Gareth Bale se despediu, hoje, do Real Madrid com um post no Instagram depois de quase 10 anos desde que chegou ao clube. Contratado como galáctico em 2013, o galês correspondeu nos primeiros anos no time merengue, mas teve um final horrível. Mesmo assim, se despede com cinco títulos da Champions League.

Em 2013, o Real pagou 100 milhões de euros (cerca de R$ 315 milhões na época) para tirar o atleta do Tottenham, o que tornou o atacante no jogador mais caro da história do futebol até então. Ele ganhou a camisa 11, estreou em setembro de 2013 e marcou logo no primeiro jogo, em empate com o Villarreal.

Veja o primeiro gol de Bale pelo Real Madrid:

Por anos, Gale formou ao lado de Cristiano Ronaldo e Benzema o trio BBC, que colecionou títulos, entre eles quatro Liga dos Campeões. Falando em Champions, o galês brilhou em duas decisões.

Em 2014, fez de cabeça o gol da virada do Real na prorrogação contra o Atlético de Madri. No fim, os merengues venceram por 4 a 1. Já em 2018, saiu do banco para decidir o jogo. Ele marcou duas vezes na vitória por 3 a 1 contra o Liverpool: marcou um golaço de voleio e contou com uma falha incrível do goleiro Karius. Em 2016, Bale ainda converteu um dos pênaltis na disputa de penalidades, de novo contra o Atlético de Madri.

Golfe, soneca e mais uma Champions

Porém, nos últimos anos, ele amargou lesões, esquentou o banco e irritou a torcida do Real ao mostrar que estava descompromissado. Foram inúmeras partidas de golfe em meio a derrotas e lesões.

A partir da temporada 2019-20, Bale perdeu espaço de vez: apenas 16 jogos pelo Espanhol e três na Champions. Ele até foi flagrado tentando tirar uma soneca no banco de reservas durante jogo contra o Alavés, pelo Espanhol.

Resultado: no fim da temporada, retornou ao Tottenham por empréstimo. Mas as coisas não mudaram muito na Inglaterra. Bale gerou expectativa no torcedor dos Spurs, não encantou e foi devolvido ao Real.

Na volta à Espanha, o galês não recebeu sua antiga camisa 11. Foi um completo coadjuvante no time de Carlo Ancelotti, com sete jogos e um gol marcado ao longo de toda a temporada 2021-22. Foi campeão da Liga dos Campeões tendo jogado apenas sete minutos na competição.

Ainda assim, Bale deixa o Real nove anos depois da chegada com uma verdadeira sala de troféus: cinco Champions, quatro Mundiais de Clubes, três Supercopas da Uefa, três Campeonatos Espanhóis, três Supercopas da Espanha e uma Copa do Rei. O contrato dele termina no fim de junho.

Real Madrid