Topo

Palmeiras

Navarro lidera artilharia da Libertadores; saiba o recorde em uma só edição

Rafael Navarro já fez sete gols na Libertadores 2022, sendo quatro deles na goleada de 8 a 1 sobre o Independiente Petrolero - Ettore Chiereguini/AGIF
Rafael Navarro já fez sete gols na Libertadores 2022, sendo quatro deles na goleada de 8 a 1 sobre o Independiente Petrolero Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

31/05/2022 15h23

Além de ter feito a melhor campanha e ser dono do melhor ataque da história da fase de grupos da Copa Libertadores, o Palmeiras hoje possui também dois dos artilheiros da competição na atual edição: Rafael Navarro lidera de forma isolada, com sete gols, e Raphael Veiga aparece logo em seguida, com seis, ao lado de Julián Álvarez, estrela do River Plate-ARG que defenderá o Manchester City a partir da próxima temporada europeia.

Mas será que o Palmeiras tem condições de quebrar mais esse recorde; o de maior artilheiro em uma só edição da Libertadores? A missão é complicada, mas não impossível. A marca está intacta desde 1966, quando o argentino Daniel Onega fez 17 gols pelo River Plate —que, ainda assim, ficou com o vice, perdendo a final para o Peñarol.

Dois dos 17 gols foram assinalados nas partidas das finais. Depois de passar em branco na partida de ida (vitória por 2 a 0 do Peñarol), em Montevidéu, ele deixou a sua marca no triunfo por 3 a 2 no duelo de volta, em Buenos Aires. No jogo de desempate, ele chegou a abrir o placar para os argentinos em Santiago, mas, na prorrogação, o Peñarol fez 4 a 2 e ficou com o tri.

Para igualar o recorde de Onega, Rafael Navarro ainda precisa de mais dez gols na fase de mata-mata —e Raphael Veiga de mais 11. Será que dá? Lembrando que, caso chegue à decisão, o Alviverde terá mais sete jogos pela frente.

Entre os brasileiros, quem mais fez gols em uma só edição de Libertadores foi Luizão, ex-Corinthians e Palmeiras. Em 2000, com a camisa do time alvinegro, ele foi às redes 15 vezes. O atacante, aliás, também é o brasileiro com mais gols na história do torneio: 29.

O Palmeiras estreia nas oitavas de final da Libertadores no dia 29 de junho, uma quarta-feira, quando visita o Cerro Porteño-PAR em Assunção. O duelo de volta está marcado para 6 de julho, no Allianz Parque.

Palmeiras