Topo

Disputar a Copa? Pato está há quatro temporadas sem marcar mais de dez gols

Alexandre Pato comemora o seu gol em amistoso do Brasil contra Austrália, em 2013 - REUTERS/Paulo Whitaker
Alexandre Pato comemora o seu gol em amistoso do Brasil contra Austrália, em 2013 Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker

Do UOL, em São Paulo

31/05/2022 15h08

O atacante Alexandre Pato, do Orlando City, disse que ainda acredita que pode disputar uma Copa do Mundo pela seleção brasileira. Em texto publicado hoje (31) na plataforma The Players' Tribune, o jogador de 32 anos recorreu a Thiago Silva e Daniel Alves como exemplos. No entanto, a última vez que ele marcou mais de dez gols foi em 2018.

"Ainda acredito que posso disputar uma Copa. Veja o Thiago Silva e o Dani Alves jogando bem aos 37 e 39 anos", afirmou Pato. Na sequência, ele completou: "Mas essas coisas acontecem no tempo de Deus. Eu vivo o hoje. O resto é com Ele."

Atualmente, o atacante possui três gols em 14 partidas disputadas pelo time da Major League Soccer (MLS), de acordo com dados do portal 'Transfermarkt'. Pato, inclusive, marcou pela primeira vez pela equipe em fevereiro, um ano após ter sido contratado.

A última vez que ele balançou as redes adversárias mais de dez vezes foi na temporada de 2017/18, defendendo o Tianjin Tianhai, da China. Naquela época, ele marcou 19 tentos em 34 jogos pelo clube.

Em março de 2019, ele deixou o clube chinês e para defender o São Paulo em sua segunda passagem. O jogador atuou em 20 partidas do Brasileirão pelo Tricolor, marcando cinco gols. No ano seguinte, ele disputou 13 jogos pela equipe, entre duelos do Paulistão e da Libertadores, e marcou quatro vezes.

Em agosto de 2020, Pato deixou o São Paulo e ficou sem equipe até fevereiro do ano passado, quando assinou com o Orlando City. Foram cinco jogos e nenhuma bola da rede em 2021.

Pato está há mais de sete anos sem ser convocado pela seleção brasileira. De acordo com registros do 'Transfermarkt', sua última atuação pelo Brasil foi em outubro de 2013.

Depois da Copa do Mundo deste ano, no Qatar, o atacante terá 36 anos na próxima edição do torneio, em 2026, que será realizado na América do Norte. Ele soma 27 partidas pela equipe principal do Brasil e marcou dez vezes com a amarelinha.

Além de relevar que ainda sonha em disputar uma Copa do Mundo, o atacante abriu o jogo sobre sua saída conturbada do Corinthians.