Topo

Flamengo: Fabrício Bruno passa por cirurgia e deve ficar fora por 2 meses

Zagueiro Fabricio Bruno aturando pelo Flamengo - Marcelo Cortes/CRF
Zagueiro Fabricio Bruno aturando pelo Flamengo Imagem: Marcelo Cortes/CRF

Letícia Marques

do UOL, no Rio de Janeiro

16/05/2022 13h35

O Flamengo divulgou na tarde de hoje (16) o boletim médico para atualizar a situação de Fabrício Bruno. O zagueiro, que não vai a campo desde 30 de março, passou por uma cirurgia ontem (15). O procedimento foi para a retirada de um fragmento ósseo no pé esquerdo.

O atleta atuou contra o Fluminense, no primeiro jogo da final do Carioca, e foi substituído com dores no pé esquerdo. No dia 2 de abril, o Flamengo informou que o jogador sofreu um trauma na região. Esse foi o único boletim oficial divulgado pelo clube na ocasião.

Com o tratamento inicial sendo conservador, Fabrício Bruno passou por uma infiltração com corticoide no último dia 21. Esse procedimento já previa a ausência do atleta por cerca de três semanas devido a utilização da substância proibida para atletas em competição —evitando assim possíveis implicações em exame antidoping.

No entanto, por se tratar de uma lesão rara, o Flamengo seguiu monitorando o atleta e, após novos exames, optou pela cirurgia, com o aval de Verônica Vianna, a médica particular do jogador. A especialista, inclusive, foi a responsável para elaborar o boletim médico do zagueiro e detalhar as etapas, e as escolhas, do tratamento.

"O Fabrício Bruno teve uma lesão muito importante no ligamento do dedão do pé [hálux]. É uma lesão grave e rara. Ele, porém, atendeu aos critérios do tratamento conservador. A lesão foi de grau dois para três, mas estável, o que não indicou a cirurgia. Foi a decisão do Departamento Médico do Flamengo, da qual concordei durante todas as avaliações", afirmou a médica.

"No decorrer do tratamento ele apresentou outro ponto de dor, agora em cima do dedão. Realizamos novo exame e vimos que o ligamento rompido na sola do pé estava em pleno processo de cicatrização e em clara evolução. A dor dele remetia ao pequeno fragmento ósseo que observamos. Fizemos então o ressecamento de forma cirúrgica para eliminar o fator responsável por essa dor e que não comprometerá a recuperação dele. O Fabrício não tem mais dor no ligamento, teve alta e seguirá o tratamento", completou a doutora.

O chefe do departamento médico do Flamengo, Márcio Tannure informou os próximos passos de Fabrício Bruno e estipulou o prazo de dois meses para o retorno do zagueiro aos gramados: "Fabrício permanecerá em casa durante a semana e retorna ao clube para os trabalhos de fisioterapia na próxima segunda-feira (23). O prazo para que volte aos jogos do Flamengo está estimado em torno de dois meses, o que mantém o previsto antes mesmo da cirurgia. O tratamento evoluiu como todos os exames mostraram e entramos agora no último estágio do problema grave que ele sofreu".

Fabrício Bruno foi uma das principais contratações do Flamengo na temporada. Em meio às críticas ao setor defensivo, o zagueiro se tornou uma referência na equipe de Paulo Sousa. A lesão, no entanto, atrasou os planos de se consolidar no time. Até o momento, foram nove jogos com o Manto Sagrado: seis vitórias, dois empates e uma derrota. Com a previsão, Fabrício deve retornar a campo no mês de julho.