Topo

OPINIÃO

Juca Kfouri: A memória do Pacaembu não está sendo preservada

Do UOL, em São Paulo

15/05/2022 04h00

As imagens de uma arquibancada do Pacaembu destruída na obra realizada pela Allegra Pacaembu, que conseguiu a concessão do estádio por 35 anos, revoltou Juca Kfouri, que no podcast Posse de Bola #227, deu ao consórcio o ?Ratão de Bronze?, prêmio às avessas que semanalmente entrega a algum destaque negativo.

"O meu Ratão de Bronze vai para a Allegra, a empresa que conseguiu a concessão por 35 anos do estádio do Pacaembu e que vem fazendo um absurdo atrás do outro. Primeiro, alegando prejuízos durante a pandemia, quis açambarcar a Praça Charles Müller. Não saísse uma reportagem denunciando isso e nós teríamos, além do estádio do Pacaembu, a Praça Charles Müller entregue à Allegra. Eu vou entregar para a Allegra este Ratão de Bronze", diz Juca.

"A Allegra alega que destruiu também a arquibancada do Pacaembu, embora tombada. Olha o que se fez com a arquibancada do Pacaembu e é tombada como patrimônio histórico. Eles estão prometendo que depois que terminar a reforma, será restabelecida. Será restabelecida nada, mentira, eles têm mentido um dia após o outro, têm feito tudo na surdina", completa.

O jornalista afirma que se repete com o Pacaembu o que aconteceu com o Maracanã nas reformas que afetam setores tombados como patrimônio histórico, fazendo críticas ao ex-governador João Doria (PSDB) e ao prefeito Ricardo Nunes (MDB), além do ex-prefeito Bruno Covas, morto no ano passado.

"Exatamente como se fez no Maracanã, que iria ser preservado, que a cobertura seria preservada, e derrubaram também a cobertura, tudo tombado pelo Condephat. Aqui em São Paulo, os organismos que fiscalizam o patrimônio histórico, foram tomados pela turma do Doria, João Doria é o grande responsável pelo que está acontecendo no Pacaembu", diz Juca.

"Com a cumplicidade do atual prefeito que o substituiu, Ricardo Nunes, e com a cumplicidade do prefeito que morreu, Covas. Infelizmente, essa que é a verdade, o Pacaembu está sendo destruído, o Pacaembu vai virar uma memória no ar, porque a memória de verdade não está sendo preservada", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.