Topo

Santos

Bustos supera 'turbulência' e tem sequência favorável por paz no Santos

O técnico do Santos, Fabián Bustos, no duelo contra o U. Catolica-EQU - Fernanda Luz/AGIF
O técnico do Santos, Fabián Bustos, no duelo contra o U. Catolica-EQU Imagem: Fernanda Luz/AGIF

Lucas Musetti Perazolli

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

07/05/2022 04h00

O técnico Fabián Bustos superou recente turbulência e está otimista por dias melhores no Santos, depois da vitória por 1 a 0 sobre a Universidad Católica-EQU, fora de casa, pela Sul-Americana. O calendário agora favorável deixa o argentino otimista.

Bustos tem 48,7% de aproveitamento no Peixe, com 19 pontos em 13 jogos: cinco vitórias, quatro empates e quatro derrotas. Deste total, nove compromissos foram como visitante. Em casa, o treinador venceu todas.

"O futebol brasileiro é muito intenso e complicado. Temos jogado sem parar a cada três ou quatro dias, com muitas viagens, e não podíamos usar os mesmos jogadores. Agora temos uma sequência em casa e, antes de pensar no La Calera [dia 18, na Vila, pelo torneio sul-americano], preciso pensar no jogo de domingo. A partida mais importante é sempre a próxima", disse Bustos, em entrevista coletiva.

Até o fim de maio, o Santos atuará sete vezes e o cenário mudou. Seis dos sete jogos serão em casa (cinco na Vila Belmiro e um na Arena Barueri). O único compromisso fora será diante do Goiás, em 15 de maio.

Depois de adotar postura defensiva e se apoiar no resultado nas últimas semanas, Bustos pretende "soltar" um pouco o time nessa sequência favorável. O técnico roda o elenco por causa do desgaste físico e escala de acordo com o adversário, sem titulares absolutos. Ele sabe da vontade do torcedor de ver uma equipe mais ofensiva, mas também está ciente da necessidade de pontuar em primeiro lugar.

O trabalho de Fabián Bustos divide opiniões, mas, em termos de resultado, o Santos está vivo em todas as competições. Na Sul-Americana, o Peixe é o vice-líder, com sete pontos, e enfrentará Unión La Calera (CHI) e Banfield (ARG) em casa para buscar o primeiro lugar e garantir vaga nas oitavas de final.

Na Copa do Brasil, o Santos perdeu por 1 a 0 para o Coritiba, no Couto Pereira, e atuará na Vila, na próxima quinta (12), para tentar reagir e avançar às oitavas. No Campeonato Brasileiro, o Peixe é o sexto colocado, após quatro rodadas.

A avaliação da diretoria do Santos sobre Fabián Bustos é positiva e existe a expectativa de resultados (e principalmente desempenho) melhores. A Vila Belmiro pode ser o caminho.

Sequência do Santos em maio:

8/5 - Santos x Cuiabá, Vila Belmiro (Campeonato Brasileiro)
12/5 - Santos x Coritiba, Vila Belmiro (Copa do Brasil)
15/5 - Goiás x Santos, Serrinha (Campeonato Brasileiro)
18/5 - Santos x Unión La Calera (CHI), Vila Belmiro (Copa Sul-Americana)
21/5 - Santos x Ceará, Arena Barueri (Campeonato Brasileiro)
24/5 - Santos x Banfield (ARG), Vila Belmiro (Copa Sul-Americana)
29/5 - Santos x Palmeiras, Vila Belmiro (Campeonato Brasileiro)

Santos