Topo

Corinthians

Maycon 'bateu pé' para voltar ao Corinthians e colhe frutos na Libertadores

Maycon é abraçado por torcedores do Corinthians após marcar na partida contra o Boca Juniors, válida pela Libertadores - RONALDO BARRETO/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO
Maycon é abraçado por torcedores do Corinthians após marcar na partida contra o Boca Juniors, válida pela Libertadores Imagem: RONALDO BARRETO/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

28/04/2022 04h00

Emprestado pelo Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, ao Corinthians até o fim desta temporada, Maycon tem conquistado cada vez mais espaço com o técnico português Vítor Pereira. O volante coroou a boa fase no retorno ao clube com o protagonismo na vitória diante do Boca Juniors, pela Copa Libertadores. O momento positivo pelo Timão tem sido possível graças à vontade do próprio atleta em atuar pelo time do coração após o início da Guerra da Ucrânia.

Depois de viver dias de apreensão em um banker na cidade de Kiev e fugir do conflito no leste europeu com a esposa e filhos, o jogador quis dar sequência à carreira em solo brasileiro e ficar mais próximo da família. Cria do terrão do Parque São Jorge, Maycon deu total prioridade ao Corinthians e, inclusive, externou aos seus agentes e também à direção do Shakhtar seu desejo de ser emprestado ao Alvinegro.

Em um primeiro momento, os ucranianos não viram a ideia com bons olhos e mantiveram o objetivo de vendê-lo no mercado europeu —o que acabou por adiar a negociação com o Corinthians. No fim, pesou a vontade do meio-campista em voltar a vestir a camisa do Timão em um contrato até o dia 31 de dezembro deste ano.

Com apenas uma semana de treinamentos com o português Vítor Pereira, o volante surpreendeu no aspecto físico, desbancou seus concorrentes no elenco e ganhou a vaga entre os titulares. Até aqui, são seis partidas disputadas pelo Corinthians, três pelo Brasileirão e outras três pela Copa Libertadores.

Resposta rápida no retorno

Maycon foi revelado pelo Corinthians em 2016 —no ano anterior, marcou o gol do título da Copa São Paulo de Juniores. A estreia no time profissional se deu em fevereiro de 2016. Na temporada seguinte, tornou-se titular da equipe campeã do Paulista e do Brasileirão. O volante também brilhou em 2018, ao converter o último pênalti do Corinthians na final do Paulista 2018, diante do Palmeiras, em pleno Allianz Parque. Em seguida, ele foi vendido ao Shakhtar

A principal exibição de Maycon aconteceu no meio desta semana, diante do Boca Juniors, na Neo Química Arena. Além dos dois gols que decidiram o confronto, o camisa 5 do Timão tomou conta do meio de campo com três cortes, uma interceptação e um desarme na construção ofensiva dos argentinos. Ao fim da partida, falou com carinho da noite especial em Itaquera —bairro onde foi criado e morou a maior parte da vida.

"Foi uma partida que vou guardar para o resto da minha vida. O grupo está de parabéns. A torcida pediu entrega e conseguimos isso. Sei que o Corinthians para vencer tem que saber sofrer. Hoje foi um ponto muito importante o que fizemos na segunda parte, o Boca é muito tradicional na Libertadores, mas fizemos o nosso trabalho e conseguimos o resultado", comemorou o atleta.

Apesar do bom momento, são baixas as chances do atleta permanecer no Corinthians ao fim de seu contrato. Isto porque, o Timão não tem prioridade de compra. Além disso, o desejo de seu staff e também do Shakhtar é vendê-lo para algum clube de uma grande liga europeia. O próprio atleta tem ambição de brilhar na Europa e conquistar espaço na seleção brasileira.

Seja como primeiro ou segundo volante, Maycon tem sido peça-chave no Corinthians e a tendência é de que, mesmo com o rodízio implementado pela comissão técnica de Vítor Pereira, ganhe cada vez mais espaço e seja um dos atletas mais utilizados nas três competições que o clube disputa até o fim da temporada: Copa Libertadores, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil.

Corinthians