Topo

OPINIÃO

Perrone: 'VP recuou um pouco. Derrota no dérbi o ajudou a entender melhor'

Do UOL, em São Paulo

27/04/2022 04h00

A derrota por 3 a 0 para o Palmeiras no último sábado, pelo Brasileirão, serviu como um alerta para Vitor Pereira. Sob pressão cada vez maior, o treinador do Corinthians precisava de ideias para a partida desta terça (26) contra o Boca Juniors, pela Libertadores. Mesmo sem ficar no banco, o português viu o time apresentar uma postura bem diferente da exibida no clássico e dar um passo importante rumo à classificação no torneio continental com a vitória por 2 a 0 sobre o rival argentino.

Na Live do Corinthians, programa do UOL Esporte logo após as partidas do Timão, os jornalistas Vitor Guedes e Ricardo Perrone conversaram sobre as lições deixadas para Vitor Pereira com a dura derrota no dérbi. Para os comentaristas, o técnico parece ter entendido o recado e, para isso, deixou de lado algumas de suas convicções.

"O Vitor Pereira recuou um pouquinho. Ele deve ter pesando o seguinte: 'Vou abrir mão um pouquinho do meu conceito e vou entender melhor a característica do jogador, a história do clube e a característica da competição. Vou recuar um pouco para garantir o resultado e depois coloco meu estilo de jogo'. Hoje [ontem], ela voltou: a bicuda. Estava com saudades de ver isso no Corinthians" disse Perrone.

Na visão do colunista do UOL, Vitor Pereira demonstra uma maior flexibilidade ao seu estilo de jogo preferido, o que ajudou o Corinthians a ter uma cara mais próxima daquela que a Fiel se acostumou a ver. "Houve o momento de sair tocando, mas também contei pelo menos quatro momentos de 'bola pro mato, que o jogo é de campeonato'. Faltava isso e ele fez um pouco de equilíbrio. No começo do jogo, quando faz o gol, é o estilo dele. Na hora de administrar, ele está entendendo um pouco mais", comentou.

Para Perrone, a derrota para o Palmeiras trouxe lições valiosas para o treinador corintiano. "O Corinthians tem elenco para conseguir montar um time competitivo para ganhar do Boca Juniors, como ganhou. Mas também tem elenco para entrar contra o Palmeiras e não passar vergonha, como passou. Ele poderia ter equilibrado mais as coisas. Mas o que houve no dérbi o ajudou a compreender melhor que ele precisa misturar melhor o jeito dele com as características do clube e respeitar mais as dos jogadores", avaliou.

Já Vitão considerou que Vitor Pereira poderia ter escalado um time mais competitivo contra o Palmeiras, "Ficou claro para mim que o time de hoje [ontem] não dá para atuar em todas as partidas, mas tinha que ter jogado no sábado. Poderia ter jogado um pouco mais e não passar aquela vergonha. Poupou com razão parte do time contra o Avaí e poupou o time inteiro contra a Portuguesa-RJ. Contra o Palmeiras, poderia ter feito um time um pouco melhor. Foi bizarro o que aconteceu", completou o colunista do UOL.

Não perca! A próxima edição da Live do Corinthians será no domingo (1º), logo após a partida contra o Fortaleza pelo Brasileirão. Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do Corinthians no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no YouTube.