Topo

São Paulo

São Paulo: Luan contrata personal, treina na folga e tenta recuperar espaço

Luan, durante treino do São Paulo, no CCT da Barra Funda - Site oficial/São Paulo FC
Luan, durante treino do São Paulo, no CCT da Barra Funda Imagem: Site oficial/São Paulo FC

Brunno Carvalho e Pedro Lopes

Do UOL, em São Paulo

26/04/2022 04h00

A perda de posição para Pablo Maia entre os titulares do São Paulo fez com que Luan adotasse uma nova postura. O volante contratou um personal trainer para ajudá-lo a atingir a forma física ideal, prejudicada pelos cinco meses longe dos gramados por causa de uma rara lesão muscular sofrida na perna esquerda.

O UOL Esporte apurou que o volante tem trabalhado diariamente em mais de um período, inclusive nas folgas. Parte dos exercícios tem sido postada por ele nas redes sociais como forma de motivação. Desde o início do ano, Luan apagou quase todas as fotos que tinha no Instagram para se manter focado no São Paulo.

Quem convive com o camisa 8 dentro do clube diz não haver um problema em relação ao peso do jogador, que sempre possuiu uma estrutura física muito forte. A questão seria de condicionamento físico. Nos jogos em que foi titular com Rogério Ceni, contra Everton (CHI) e Ayacucho (PER), ambas pela Copa Sul-Americana, ele teve um desgaste grande e não foi nem sequer relacionado para os jogos seguintes, contra Athletico e Flamengo, pelo Brasileirão.

Para além da forma física, Luan tem desejo mudar de postura como atleta. O volante sentiu a perda da posição de titular e tenta adotar um novo comportamento para recuperar o espaço no São Paulo e manter vivo o sonho que tem de virar um jogador de seleção. Atitudes extracampo, que chegaram a gerar questionamentos dentro do clube ao longo da última temporada, ficaram para trás.

A lesão muscular fez com que Luan ficasse à disposição de Rogério Ceni pela primeira vez na temporada somente em 10 de março, quando o São Paulo perdeu para o Palmeiras, dentro do Morumbi, por 1 a 0, pela primeira fase do Paulistão. O volante assistiu a todo o duelo no banco de reservas.

A volta aos gramados aconteceu contra o Manaus, também no Morumbi, pela segunda fase da Copa do Brasil. Luan atuou nos 11 minutos finais da partida. Sua condição física, contudo, foi usada como argumento por Rogério Ceni para ele não ser utilizado no jogo seguinte contra o Botafogo-SP, pela última rodada da fase de grupos do Paulistão, quando o São Paulo jogou com uma equipe quase toda reserva.

"Gostaria de escalar o Luan, mas ainda não vejo condições de escalá-lo ainda nem por 45 minutos", disse Ceni, na entrevista coletiva depois da partida.

Desde que se recuperou da lesão, Luan participou de três partidas, somando 139 minutos em campo. No período, o São Paulo achou em Pablo Maia uma solução para a ausência do primeiro volante. Capitão na última Copinha, o jovem já soma 15 jogos como titular da equipe profissional.

A expectativa é que Luan tenha mais uma chance de recuperar espaço nesta quinta-feira (28), quando o São Paulo vai até Cochabamba, na altitude boliviana, enfrentar o Jorge Wilstermann. O duelo é válido pela terceira rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana.

São Paulo