Topo

Libertadores - 2022

OPINIÃO

Colunistas: É compreensível não ter VAR na fase de grupos da Libertadores?

Ademir (esq) comemora o gol pelo Atlético-MG contra o América-MG pela Libertadores 2022 - Daniel Teobaldo/Staff Images
Ademir (esq) comemora o gol pelo Atlético-MG contra o América-MG pela Libertadores 2022 Imagem: Daniel Teobaldo/Staff Images

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

14/04/2022 12h00

O América-MG vencia o Atlético-MG até os 40 minutos do segundo tempo, quando Ademir empatou o clássico mineiro de ontem (13) pela Copa Libertadores, que terminou 1 a 1. Após o primeiro replay, foi fácil constatar que o jogador atleticano estava em impedimento, não assinalado pela arbitragem. Como o VAR só é utilizado no torneio a partir das oitavas de final, o gol foi validado.

Enquanto o Coelho preferiu usar a ironia nas redes sociais para reclamar da arbitragem, o técnico Vágner Mancini se queixou pelo fato de a Libertadores não contar com o uso do VAR durante a fase de grupos.

"Depois do jogo, quando você vê o lance, você tem um sentimento assim. Mas eu acho que o jogo foi extremamente corrido. A gente lamenta muito o fato de não ter o VAR nessa fase, porque a Libertadores tem uma premiação muito alta. Você vê até em alguns campeonatos regionais do Brasil a utilização do VAR. Infelizmente, nessa fase a gente não vê. Eu sou um pouco reticente em falar disso, porque muitas vezes o lance é a teu favor, e hoje foi contra", disse.

O UOL Esporte aproveita o tema para repercutir com os seus colunistas, que responderam à seguinte pergunta: é compreensível que a Conmebol ainda não utilize VAR na fase de grupos da Libertadores? Confira as respostas:

Não. Ou uma competição tem VAR ou não tem. Não há isonomia com a tecnologia à disposição apenas para quem avança -- até porque sua ausência pode custar a vaga de alguém à próxima fase. Por mais difícil que seja a logística e altos que possam ser os custos, a Conmebol tem dinheiro para fazer acontecer. Não quer se equiparar à Champions League? Então, precisa investir. De preferência, investir no treinamento da arbitragem também, a fim de melhorar o recurso como um todo.
ALICIA KLEIN

Chega a ser bizarro e até um tanto suspeito, em se tratando de Conmebol. Nada justifica.
ANDRÉ ROCHA

É uma vergonha a Conmebol aumentar a premiação da competição, o número de participantes, arrecadar cada vez mais com TV e não ter VAR em todos os jogos.
DANILO LAVIERI

Não, não é. É a prova de que a "higienizada" Conmebol segue preferindo distribuir renda entre seus cartolas a melhorar a confiabilidade do jogo.
JUCA KFOURI

Eu detesto o VAR sul-americano, reapitando jogo, intervindo onde não deve. A priori, eu acho até melhor não ter VAR. Mas, quando acontecem lances como o de ontem, é duro lutar contra a realidade. O futebol precisa da arbitragem de vídeo, mesmo que fosse só para impedimentos. De qualquer forma, dado o dinheiro que envolve a competição, não dá para entender por que a ausência do VAR.
JULIO GOMES

Inexplicável! A Conmebol imita a UEFA em tudo, até na insossa final única, menos no VAR. Tem dinheiro de sobra.
MENON

Não. A tecnologia está aí e deveria ser aplicada. Tenho inúmeras críticas à forma como o VAR é utilizado, acho que ainda teremos que entender métodos e criar costumes, mas não há explicação para que ele não esteja em uso numa competição desse porte. Não utilizá-lo é uma decisão política, evidentemente.
MILLY LACOMBE

É uma vergonha, isso sim. Temos VAR aqui no Brasil até em Estaduais. A riquíssima Conmebol tinha obrigação de utilizar o recurso até mesmo na pré-Libertadores. E o Coelho acabou pagando o pato contra o Galo...
MILTON NEVES

Não existe desculpa. Tem a obrigação de usar o VAR do começo ao fim.
PERRONE

Qualquer competição de elite precisa necessariamente ter VAR. Aí, cabe à Conmebol decidir se a Libertadores merece ser chamada de competição de elite.
RAFAEL REIS

Não! A Conmebol tem dinheiro de sobra pra usar o VAR na Libertadores desde o início. Vergonhoso que não seja assim.
RENATO MAURÍCIO PRADO

Não. É uma situação vexaminosa. Com tanto dinheiro em caixa, não se investe em algo extremamente necessário para manter o mínimo de justiça nas decisões da arbitragem.
RODRIGO COUTINHO

Não, a Conmebol tinha em torno Us$ 100 milhões em caixa no seu último balanço divulgado. Dava para pagar um VAR na primeira fase e não correr o risco de afetar a credibilidade da sua principal competição.
RODRIGO MATTOS

O lixo do VAR corrige alguns erros e cria muitos erros novos (a lista é enorme, inclusive na Libertadores) e está longe de ser a solução para a erradicação de erros. Mas, já que existe, ou se usa em todos os jogos, ou não usa em nenhum: não faz o menor sentido uma competição como a Libertadores ou qualquer outra usar em algumas fases e não em outras. É a oficialização da desigualdade e do dois pesos e duas medidas.
VITOR GUEDES