Topo

América-MG faz golaço, Atlético-MG marca no fim e clássico termina empatado

13/04/2022. Vargas, do Atlético-MG, disputa bola em duelo contra o América-MG pela Libertadores 2022, no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG) - Pedro Souza / Atlético
13/04/2022. Vargas, do Atlético-MG, disputa bola em duelo contra o América-MG pela Libertadores 2022, no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG) Imagem: Pedro Souza / Atlético

Victor Martins

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte (MG)

13/04/2022 22h54

O primeiro clássico mineiro na história da Copa Libertadores terminou empatado: Atlético-MG 1 x 1 América-MG. Nesta quarta-feira, o Coelho foi valente e assuntou a torcida alvinegra, presente em grande peso no Mineirão. Um golaço de Felipe Azevedo dava a vitória para o time alviverde até os 40 minutos do segundo tempo, quando Ademir empatou o clássico, fazendo valer a lei do ex.

Com o resultado, o Atlético chegou aos quatro pontos no Grupo D, enquanto o América conquistou seu primeiro ponto. Na próxima rodada do torneio continental, daqui 15 dias, o Galo vai até o Equador para enfrentar o Independiente del Valle, já o Coelho recebe o Tolima.

Quem foi bem: Ademir

Acostumado a jogar o clássico pelo lado do América, Ademir teve sua primeira experiência com a camisa alvinegra. E foi muito bem. O atacante entrou pouco depois do gol do Coelho e deu trabalho aos ex-companheiros. No fim da partida, em impedimento não assinalado, Ademir fez o gol que evitou a derrota atleticana.


Quem foi mal: Zaracho

O argentino é considerado o motor do time atleticano, mas diante do América não fez uma boa partida. Zaracho errou mais do que o costume e não se destacou. O camisa 15 até marcou um gol, mas estava impedido e o lance foi anulado corretamente. A noite ruim fez com que deixasse a parte aos 11 minutos do segundo tempo.

O jogo do Atlético-MG: quem não faz...

O Atlético fez valer diante do América um velho jargão do futebol: quem não faz, leva. Foi o que aconteceu no Mineirão. O time alvinegro finalizou mais de 20 vezes, criou boas oportunidades e teve chance até dentro da pequena área. Mas não fez. O Galo dominou as ações, mas depois do gol sofrido, deixou de trocar passes para levantar bola na área do América.


O jogo do América-MG: por uma bola

Vagner Mancini retornou ao América e fez uma escolha óbvia para enfrentar o Atlético. O treinador fechou o time e estava jogando por uma bola. Deu certo. O Coelho viu o Galo não aproveitar as chances que criou e aproveitou um contra-ataque com Felipe Azevedo. O camisa 11 marcou um golaço de fora da área. No fim da partida, mais volante e mais zagueiro no time, para segurar o resultado.

Tchê Tchê no estádio

Negociado pelo São Paulo com o Botafogo, o volante Tchê Tchê esteve no Mineirão para se despedir dos companheiros. O jogador esteve emprestado ao Galo por um ano, mas rescindiu o contrato nessa terça-feira, para assinar com o clube carioca.

Chuva forte antes do jogo

Após um dia de muito calor em Belo Horizonte, um temporal caiu na cidade minutos antes do clássico. E assim permaneceu nos primeiros minutos do jogo.

Mancini no banco

Contratado para o lugar de Marquinho Santos, o técnico Vagner Mancini recebeu uma autorização especial da Conmebol para ficar no banco de reservas no clássico com o Atlético. O treinador preparou o América para o jogo, no único treino que comandou, mas até horas antes da partida não sabia se teria ou não o aval para ficar no banco.

Godín erra e Felipe Azevedo faz um golaço

Felipe Azevedo, do América-MG, comemora gol marcado contra o Atlético-MG em jogo da Libertadores - Alessandra Torres/AGIF - Alessandra Torres/AGIF
Felipe Azevedo, do América-MG, comemora gol marcado contra o Atlético-MG em jogo da Libertadores
Imagem: Alessandra Torres/AGIF

O Atlético controlava o jogo, tinha mais de 70% de posse, finalizado mais de 10 vezes e concedido apenas uma finalização ao América. O perigo era o contra-ataque, e foi o que aconteceu aos cinco minutos do segundo tempo. Godín não conseguiu dividir a bola com Felipe Azevedo, que avançou e passou facilmente por Jair antes de fazer um golaço. Um arremate de fora da área, no ângulo esquerdo do gol defendido por Everson.

Jair perde gol incrível

Entre todas as oportunidades criadas pelo Atlético, a mais evidente delas foi com Jair. Poucos minutos depois do gol do América, o volante alvinegro cabeceou para fora. O detalhe é que o camisa 8 estava sozinho dentro da pequena área, com o goleiro Jailson já batido.

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO-MG 1 X 1 AMÉRICA-MG

Motivo: 2ª rodada do Grupo D da Libertadores
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data e horário: 13 de abril de 2022, às 21h (de Brasília)
Árbitro: Patricio Loustau (ARG)
Auxiliares: Ezequiel Brailovsky (ARG) e Sebastián Raineri (ARG)
VAR: Não tem
Cartões amarelos: Nathan Silva (CAM); Marlon (AFC)
Gols: Felipe Azevedo aos 5' e Ademir aos 40' minutos do segundo tempo

Atlético-MG: Everson, Mariano, Godín, Nathan Silva (Alonso, no intervalo) e Arana, Allan, Jair (Sasha, aos 30' do 2º), Zaracho (Savarino, aos 11' do 2º) e Nacho; Vargas (Ademir, aos 11' do 2º) e Hulk. Técnico: Turco Mohamed.

América-MG: Jailson, Patric, Iago Maidana, Éder e Marlon (João Paulo, aos 29' do 2º); Zé Ricardo (Conti, aos 32' do 2º), Juninho e Alê; Felipe Azevedo (Pedrinho, aos 25' do 2º), Everaldo (Juninho Valoura, aos 32' do 2º) e Paulinho (Carlos Alberto, aos 25' do 2º). Técnico: Vagner Mancini.