Topo

Corinthians bate Deportivo Cali com gol contra e vence a 1ª na Libertadores

Jogadores do Corinthians comemoram gol contra de Caldera na partida contra o Deportivo Cali, pela Libertadores - Staff images /CONMEBOL
Jogadores do Corinthians comemoram gol contra de Caldera na partida contra o Deportivo Cali, pela Libertadores Imagem: Staff images /CONMEBOL

Colaboração para o UOL, em São Paulo

13/04/2022 22h54

O Corinthians fez valer o mando de campo, foi superior, e, graças a um gol contra, garantiu sua primeira vitória na Libertadores de 2022. Precisando vencer a todo custo na Neo Química Arena, três pontos atrás de todos os adversários do Grupo E da Libertadores, o Timão bateu o Deportivo Cali por 1 a 0 na noite de hoje (13), e deixou tudo igual na chave. O tento foi anotado por Caldera, defensor do time visitante.

Com o resultado obtido em Itaquera, todas as equipes do grupo somam três pontos ao fim da segunda rodada. Além do Alvinegro Paulista e da equipe colombiana, Boca Juniors e Always Ready têm uma vitória cada. Pelo saldo de um gol positivo, o clube de Cali lidera.

O próximo compromisso dos comandados de Vítor Pereira será pelo Brasileirão, no sábado (16), novamente em Itaquera, diante do Avaí, às 19h (horário de Brasília). Na terceira rodada da Libertadores, no dia 26 (terça-feira), às 21h30 o Timão recebe o Boca Juniors, enquanto o Deportivo Cali visita o Always Ready no dia 28.

Quem foi bem: Willian

Se o único resultado possível para o Corinthians era a vitória e os três pontos, foi Willian quem mais buscou chegar a esse objetivo. O camisa 10 foi agressivo, vertical e buscou o ataque a todo momento. Em cobrança de falta na primeira etapa, quase marcou. Embora não tenha participado do gol alvinegro, foi o grande destaque da equipe no jogo que devolveu o Timão à disputa no Grupo E.

Quem foi mal: Jô

O melhor que se viu de Jô em Itaquera foi na função de pivô entre os dois zagueiros do time de Cali. Porém, com a bola nos pés e quando precisou se desmarcar para tirar o 0 a 0 do placar, o centroavante pecou. Nas poucas vezes em que conseguiu se desmarcar, não finalizou bem, e até quando foi à rede o impedimento foi marcado por estar adiantado. Exaurido na etapa final, deixou o campo aos 22 minutos, substituído por Róger Guedes.

Corinthians domina o jogo, e sai premiado com lance de sorte

O Corinthians foi dominante durante toda a primeira etapa, construindo suas jogadas por baixo e também pela bola parada, e levou perigo com Fábio Santos e Mantuan. Jô chegou a marcar, mas estava impedido. Já Willian até tirou o grito de gol da torcida alvinegra, mas a cobrança de falta tinha parado na rede pelo lado de fora. O cenário se repetiu na etapa final, com uma diferença: o gol. O Alvinegro seguiu pressionando: primeiro, parou na trave com Mantuan; depois, foi premiado com um gol contra de Caldera, que tentou cortar rebote de De Amores e cabeceou para a própria meta.

Deportivo Cali tenta jogo reativo, mas sofre e leva pouco perigo

Mais fechados, os colombianos tentaram avançar nos contra-ataques, e sobretudo com as bolas alçadas na área corintiana. Mas foi deles a melhor oportunidade do primeiro tempo, quando Burdisso subiu e obrigou Cássio a fazer grande defesa em cabeceio após escanteio pela direita.

Após estreia ruim na Bolívia, Maycon se destaca

Maycon não fez boa partida em sua reestreia pelo Timão, na Bolívia, onde o Corinthians saiu derrotado por 2 a 0 ante o Always Ready. O volante se recuperou e foi bem na vitória contra o Botafogo, e hoje teve mais um ótimo desempenho. Com marcação firme e distribuindo bem o jogo pelo meio, o camisa 5 ajudou Renato Augusto e Paulinho a flutuarem mais pelo campo de ataque. Aos 15 minutos do segundo tempo, deu lugar a Du Queiroz.

Gol contra bizarro alivia para alvinegros

O Corinthians até jogava melhor, mas sofria para encontrar o caminho do gol e alguma tranquilidade na Neo Química Arena. Foi em um lance despretensioso, com chute de longe de Fagner, que o time acabou premiado em um lance bizarro: De Amores espalmou para o meio, e Caldera, que havia entrado 20 minutos antes, cabeceou contra o próprio gol, deixando o cenário imprevisível no grupo. O camisa 4 ainda teve grande chance nos minutos finais, mas isolou e mandou para fora.

FICHA TÉCNICA:

CORINTHIANS 1 X 0 DEPORTIVO CALI

Data e hora: 13/03/2022 (quarta-feira), às 21h (horário de Brasília)

Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)

Árbitro: Eber Aquino (PAR)

Auxiliares: Eduardo Cardozo (PAR) e Julio Aranda (PAR)

Cartões amarelos: Paulinho (COR), Gil (COR) e João Victor (COR); Mafla (DEP), Aldair Gutiérrez (DEP), Rafael Dudamel (DEP)

Gol: Caldera (DEP), contra, aos 22 minutos do 2º tempo

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Gil, Raul Gustavo e Fábio Santos (Lucas Piton); Maycon (Du Queiroz), Paulinho (Giuliano) e Renato Augusto; Willian (Bruno Melo), Gustavo Mantuan e Jô (Róger Guedes). Técnico: Vítor Pereira.

DEPORTIVO CALI: De Amores; Aldair Gutiérrez, Burdisso (Caldera), Marsiglia e Mafla (Robles); Congo, Camargo (Luna), Vasquéz (Ramos), Teo Gutiérrez (Cabezas) e Velasco; Angelo Rodríguez. Técnico: Rafael Dudamel.