Topo

OPINIÃO

Arnaldo: Goleada coloca em dúvida as perspectivas do São Paulo na temporada

Do UOL, em São Paulo

05/04/2022 04h00

O São Paulo perdeu o título do Paulistão ao ser goleado por 4 a 0 pelo Palmeiras em um jogo no qual chegou com uma vantagem de dois gols, resultado que afeta, na opinião de Arnaldo Ribeiro, as perspectivas do time de Rogério Ceni para a temporada, até em comparação ao que foi feito na temporada anterior, quando conquistou o título estadual, mas não foi bem o Brasileirão

No podcast Posse de Bola #216, Arnaldo afirma que a falta de uma taça faz com que mesmo uma vaga na Libertadores via Campeonato Brasileiro, que é apontado como objetivo na temporada, passa a não ser a mesma coisa que seria no caso do título.

"Tem derrotas e derrotas. Esse vareio, esse massacre coloca as perspectivas para a temporada em dúvida sim. É curioso porque pelo lado do São Paulo o que o são-paulino estes analisando é justamente a meta do Rogério Ceni, dissecada por ele antes da decisão, que é chegar à Libertadores via Campeonato Brasileiro, ou seja, entre os quatro ou entre os seis. Chegar à Libertadores via Brasileiro com o título estadual tem um peso, chegar à Libertadores via Brasileiro sem título algum, qual o sabor?", questiona.

"É a mesma discussão do ano passado, quando o São Paulo ganhou do melhor time da América em uma decisão sem tomar gols do melhor time da América, o Palmeiras. O São Paulo foi campeão em cima do Palmeiras sem tomar nenhum gol nem no Allianz Parque e nem no Morumbi, com uma estratégia diferente. A taça, seja estadual Sul-Americana, ela tem um peso grande, ainda mais quando o time está ganhando muito poucas taças", completa.

Para o jornalista, a derrota do último domingo (3) no Allianz Parque altera inclusive o peso do título que foi conquistado com o técnico Hernán Crespo no ano passado e não tem convicção de que a temporada 2022 será melhor que a de 2021, quando o time brigou para não cair no Brasileirão depois de ter sido campeão estadual.

"A taça do São Paulo no ano passado fica mais importante ainda depois do massacre que o time sofreu quando tinha alguns dedos na taça deste ano. Aquele título do Crespo sem torcida, e futebol com torcida muda muito e torna o mando sobretudo em São Paulo, algo decisivo. [?] O Rogério em termos de estratégia e o time dele não conseguiram lidar com isso, não conseguiram sacar isso e forma engolidos desde a primeira dividida", diz Arnaldo.

"O São Paulo sofre um abalo grande, uma turbulência e agora vai ter que fazer opções entre Sul-Americana e Brasileiro, a questão do time de garotos também passa a ser uma interrogação para partidas decisivas, sobretudo fora de casa, e a resposta nessa semana vai ser importante para ver qual vai ser o rumo do time na temporada. Sofre um abalo grande sim e eu não tenho convicção que a temporada do São Paulo 2022 seja melhor que a de 2021 como muita gente está falando", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.