Topo

Paulista - 2022

Federação Paulista repreende Ana Paula por postagens inadequadas na final

Presidente da Comissão de Arbitragem da FPF acompanhou São Paulo x Palmeiras no Morumbi - Reprodução/Instagram
Presidente da Comissão de Arbitragem da FPF acompanhou São Paulo x Palmeiras no Morumbi Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

31/03/2022 16h49

A FPF (Federação Paulista de Futebol) admitiu hoje (31) que foram inadequadas as publicações tanto da presidente da Comissão de Arbitragem quanto de uma assistente que revelou ser corintiana nas redes sociais. A entidade diz que o registro de Ana Paula de Oliveira em meio à torcida do São Paulo durante a final do Paulistão foi inapropriado, mas justifica sua presença no Morumbi como algo normal.

Ana Paula gravou e publicou nas redes sociais quatro vídeos do momento em que a torcida do São Paulo fazia festa na arquibancada do Morumbi —os stories ainda estavam em seu Instagram às 17 horas (de Brasília) de hoje. A publicação repercutiu mal, principalmente entre torcedores do Palmeiras, afinal a ex-assistente é a atual presidente da Comissão de Arbitragem da FPF.

Na nota oficial divulgada hoje, a entidade repercute a versão de Ana Paula. "Os vídeos publicados durante a cerimônia de abertura de São Paulo x Palmeiras foram gravados em um camarote destinado à FPF no estádio do Morumbi, espaço reservado a diretores, funcionários e convidados da entidade. No local, havia convidados torcedores do São Paulo, uma vez que o estádio contava com torcida única", diz o texto.

A Federação também anunciou providências após a assistente Maria Eduarda Silva Pires ironizar a derrota do Palmeiras nas redes sociais. "Campeonato invicto é para poucos", escreveu, dando a entender que torce para o Corinthians, o último campeão invicto do Paulistão, na edição de 2009. Ela foi afastada pela FPF.

As polêmicas cresceram também pela atuação da arbitragem no São Paulo 3 x 1 Palmeiras de ontem (30). De um lado, os tricolores reclamam de possível pênalti em Calleri em uma disputa na área; de outro os alviverdes argumentam que o toque da bola na mão de Marcos Rocha não configuraria infração. Os times se reencontram às 16 horas (de Brasília) de domingo (3), no Allianz Parque, para definir o campeão estadual de 2022.

Confira a nota oficial da FPF:

Após diálogo com a Presidência da Comissão de Arbitragem, a Federação Paulista de Futebol vem a público esclarecer fatos repercutidos após a primeira final do Paulistão Sicredi 2022.

1 - A presidente da Comissão de Arbitragem, Ana Paula Oliveira, afirma que os vídeos publicados em seu Instagram pessoal durante a cerimônia de abertura de São Paulo x Palmeiras foram gravados em um camarote destinado à FPF no estádio do Morumbi, espaço reservado a diretores, funcionários e convidados da entidade. No local, havia convidados torcedores do São Paulo, uma vez que o estádio contava com torcida única, por determinação dos órgãos de segurança.

2 - A Comissão de Arbitragem argumenta que, por meio de sua presidente ou de membros do órgão, há um acompanhamento in loco de grande parte das partidas, sempre em posições similares à que ocorreu no Morumbi, em ambientes destinados à FPF.

3 - Diante das inaceitáveis publicações realizadas pela assistente Maria Eduarda Silva Pires em seu Twitter, a Comissão de Arbitragem a afastou imediatamente do quadro e está apurando o caso;

Por fim, a Federação Paulista de Futebol informa que alertou Ana Paula Oliveira de que suas postagens foram inadequadas. A presidente da Comissão de Arbitragem reconhece que as postagens foram inapropriadas e que publicou com intuito de valorizar a final da competição.