Topo

OPINIÃO

Arnaldo: São Paulo tem time consistente, mas talvez não para ganhar títulos

Do UOL, em São Paulo

14/03/2022 16h25

O São Paulo confirmou sua classificação para as quartas de final do Campeonato Paulista ao vencer o Mirassol por 3 a 0, em jogo que teve o primeiro gol do argentino Rigoni desde a chegada de Rogério Ceni para comandar o time tricolor, além de novamente a escalação passar por mudanças, algo que tem sido frequente com o treinador.

No podcast Posse de Bola #210, Arnaldo Ribeiro afirma que o torcedor do São Paulo já está se acostumando a não ter um time com 11 titulares, além de apontar um elenco mais consistente e melhor que o da temporada passada, ao mesmo tempo em que a possibilidade de conquista de título não é das maiores.

"O dilema para a temporada, tem uma coisa, tem um sinal claro para a temporada em relação à temporada passada, o elenco é melhor, as opções são, até por conta de tantas contratações que aconteceram, por conta de gente da base, que veio da Copa São Paulo e já é 'titular' do time, como o Pablo Maia, por exemplo, a perspectiva para a temporada é de um time mais consistente, mais duradouro. Só que talvez não seja o suficiente para ganhar títulos, isso o torcedor do São Paulo precisa entender", diz Arnaldo.

"No campeonato do ano passado, o São Paulo deu as cartas no campeonato. Largou com tudo, terminou na primeira na classificação geral e aí teve o mando de todos os jogos, teve semifinal em casa e a decisão contra o Palmeiras em casa, isso não vai acontecer esse ano, esse ano quem está dando as cartas no Paulista é o Palmeiras, tem grandes chances de ser campeão", completa.

O jornalista cita que no caso de não conseguir disputar o título estadual, as chances do São Paulo se reduzem à Copa do Brasil, desde que com um sorteio favorável, e a Sul-Americana, enquanto no Brasileiro o objetivo deve ser a busca de uma vaga direta para a fase de grupos da Libertadores, que era a meta de 2021, mas não foi alcançada.

"O São Paulo, se não tiver a chance de decidir o Paulista, vai ficar, em termos de títulos, à espera de uma coisa improvável, um cruzamento na Copa do Brasil mais favorável, a Copa Sul-Americana, que é uma espécie de armadilha porque você pega adversários muito fracos no início, a logística, só classifica um de no Brasileiro acho que o São Paulo tem, como tinha no ano passado, pelo nível de investimento, a obrigação de disputar classificação para a Libertadores entre os quatro primeiros", afirma Arnaldo.

"O São Paulo tem time, tem elenco e tem comando para isso essa temporada, o que não quer dizer que tenha poder ainda para ser campeão brasileiro de pontos corridos. É possível que o São Paulo termine uma temporada brigando mais, se aproximando mais dos melhores times, mas sem troféu. É possível que isso aconteça, eu acho que esse primeiro retrato da temporada é um pouco isso que se avizinha", completa.

Por outro lado, Arnaldo considera que o gol marcado por Rigoni dá uma esperança ao torcedor de que ele pode se recuperar na temporada e que, se tiver ele e Luciano em boas condições, o São Paulo pode se colocar mais próximo dos principais times do futebol brasileiro.

"Se o Rogério conseguir recuperar o Rigoni e o Luciano, que são dois jogadores, um mais fisicamente e o outro tecnicamente, ele passa a ter um time com unam qualidade técnica minimamente compatível com a dos principais times do Brasil, aí dá para sonhar um pouquinho mais, com Rigoni e Luciano na ponta dos cascos, ainda não aconteceu", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.