Topo

Paulista - 2022

São Paulo domina Mirassol, vence e garante liderança do Grupo B no Paulista

Colaboração para o UOL, em São Paulo

13/03/2022 17h54Atualizada em 14/03/2022 06h49

Com gols de Reinado, Rigoni e Toró, o São Paulo não teve problemas para bater o Mirassol por 3 a 0, na tarde de hoje (13). Ditando o ritmo com trocas de passe, o Tricolor quase não foi ameaçado no estádio José Maria de Campos Maia, pela 11ª rodada do Paulistão.

De pênalti, Reinaldo abriu o placar, aos 20 da primeira etapa. Depois de começar mal o segundo tempo, Rogério Ceni fez três alterações, aos 12', e melhorou demais a equipe visitante, que ampliou com dois jogadores que vieram do banco: Rigoni, aos 27', e Toró, aos 34', deram números finais ao embate.

  • Veja análises e últimas notícias do futebol no Posse de Bola com Mauro Cezar Pereira, Arnaldo Ribeiro, Juca Kfouri e Eduardo Tironi:

O Tricolor garantiu a liderança do Grupo B do Estadual, com 20 pontos, não podendo mais ser alcançado pelo São Bernardo. Na classificação geral, está na terceira colocação, perdendo no saldo de gols (10 a 7) para o vice-líder Corinthians, que tem um jogo a menos. Já o Leão deixa a zona de classificação e cai para a lanterna do Grupo C, com 17. Botafogo e Ituano venceram na rodada e ultrapassaram o time.

As equipes encerram sua participação na primeira fase do Estadual no próximo domingo (20), às 16h. O São Paulo recebe o Botafogo-SP no Morumbi, enquanto o Mirassol visita a Ferroviária na Arena da Fonte Luminosa. Antes disso, na quarta (16), às 21h30, o clube da capital ainda enfrenta o Manaus, em casa, pela segunda fase da Copa do Brasil.

Pênalti é gol para Reinaldo

O lateral esquerdo do São Paulo cobrou com perfeição a penalidade máxima para o São Paulo. O gol, que abriu o placar aos 20 minutos, foi seu 17º em 18 cobranças no Tricolor. A única vez que ele desperdiçou um pênalti foi ainda em 2019, contra o Goiás.

Ceni acerta nas mudanças, e São Paulo deslancha

O técnico do São Paulo teve aproveitamento altíssimo nas suas mudanças. As entradas de Rigoni, Toró e Nikão, aos 12 do segundo tempo, fizeram o Tricolor crescer de produção e levar ainda mais perigo ao Mirassol.

Além disso, os dois primeiros foram os responsáveis pelos dois últimos gols do time na partida. A jogada do último gol ainda teve a participação de Nikão e de Nestor, que havia acabado de entrar.

Quem foi bem: Reinaldo

Em um cruzamento de Reinaldo, saiu o pênalti para o São Paulo, que ele mesmo bateu e fez. No segundo gol, cruzou com precisão para Rigoni ampliar a partida.

Quem foi mal: Miranda

O zagueiro de 37 anos aparenta não ter mais condições físicas para manter o alto nível durante os 90 minutos em campo. Muito lento nas jogadas, perdeu disputas de bola importantes e falhou feio na saída de bola no fim do primeiro tempo, armando um ataque do adversário.

Jandrei é pouco exigido na volta

Recuperado da covid-19, o camisa 93 retomou seu espaço no gol do Tricolor. Pouco exigido, ajudou muito na saída de bola e chegou ao seu sexto embate como titular do São Paulo no Estadual.

Sofrendo apenas dois gols nestes confrontos, o defensor continua invicto na equipe do Morumbi. Já Volpi foi vazado sete vezes nas quatro partidas que fez pelo Paulistão e deixou o campo derrotado em três ocasiões. Estes números ajudam a explicar as razões que levaram Rogério Ceni a optar por Jandrei.

Atuação do Tricolor: Troca de passes envolvente

Com uma equipe recheada de garotos, Rogério Ceni escalou o São Paulo no 4-3-3, com Marquinhos caindo preferencialmente pelo lado esquerdo. O atacante de 18 anos foi bem novamente, buscando jogo a todo momento.

O São Paulo apostou na troca de passes para envolver o adversário e contou com o bom desempenho de Andrés Colorado para controlar o rival. O meio-campista foi determinante para ditar o ritmo do Tricolor e ajudar na construção nas jogadas. Aplaudido, deixou o campo aos 23 da segunda etapa.

Cronologia do jogo

A partida começou equilibrada, mas, aos poucos, o São Paulo foi crescendo e criando as melhores chances para abrir o placar. Aos 12, Igor Gomes bateu escanteio e a bola sobrou para Andrés, que exagerou na força e bateu por cima da meta.

Aos 17, Reinaldo tentou o cruzamento da esquerda e Rodrigo Ferreira movimentou o braço para mudar a trajetória da bola, Em cima do lance, o árbitro anotou a penalidade. Na cobrança, Reinaldo chutou forte no canto esquerdo de Darley, que nem saiu na foto.

O arqueiro do Mirassol voltou a aparecer aos 30', com grande defesa no chute cara a cara de Juan, após passe de Luciano. Nos minutos finais, o Leão ensaiou uma pressão, porém sem levar perigo para Jandrei.

Com a entrada de Negueba no intervalo, o time da casa voltou melhor. Logo aos 5 minutos, Pará cruzou rasteiro, e Fabrício chutou por cima do gol. Aos 12', Ceni fez três mudanças de uma vez e mandou Nikão, Rigoni e Toró a campo nas vagas de Luciano, Igor Gomes e Juan, respectivamente.

As trocas melhoram o time de São Paulo, que aproveitou o Mirassol mais exposto e cresceu na partida. Reinaldo cruzou e Rigoni ampliou, aos 27 do segundo tempo. O argentino vivia um longo jejum e não balança as redes adversárias desde outubro.

Pouco depois, aos 34', Toró marcou o terceiro, em uma jogada que contou com a participação de três jogadores que vieram do banco. Nikão rolou para Nestor, que cruzou por baixo. O passe encontrou Toró sozinho dentro da área, só com o trabalho de mandar para a rede.

FICHA TÉCNICA:

MIRASSOL 0 x 3 SÃO PAULO
Data:
13/03/2022, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Local: Estádio José Maria de Campos Maia, em Mirassol (SP)
Árbitro: Matheus Delgado Candançan (SP)
Auxiliares: Evandro de Melo Lima (SP) e Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP)
VAR: Márcio Henrique de Gois
Gols: Reinaldo, aos 20' do primeiro tempo, e Rigoni, aos 27', e Toró, aos 34'. do segundo tempo, para o São Paulo.
Cartões amarelos: Neto Moura (MIR); Rodrigo Netor (SPA)

MIRASSOL: Darley; Rodrigo Ferreira, Edney, Lucão e Pará (Frank); Luís Oyama (Daniel), Neto Moura e Camilo (Claudinho); Fabrício Daniel, Fabinho e Rafael Silva (Negueba). Técnico: Ivan Baitello

SÃO PAULO: Jandrei; Moreira, Miranda, Léo e Reinaldo; Pablo Maia, Andrés Colorado (Rodrigo Nestor) e Igor Gomes (Rigoni); Juan (Toró), Luciano (Nikão) e Marquinhos (Patrick). Técnico: Rogério Ceni