Topo

Podcast

Posse de Bola

Programa semanal de futebol com Juca Kfouri, Mauro Cezar Pereira, Arnaldo Ribeiro e Eduardo Tironi


OPINIÃO

Posse de Bola #210: Palmeiras sobra, goleadas de Flamengo e Corinthians, semis do Rio definidas

14/03/2022 10h42

O Palmeiras se manteve com apenas um gol sofrido no Campeonato Paulista e com a invencibilidade intacta após vencer o clássico diante do Santos por 1 a 0 no Allianz Parque, em semana na qual terá o dérbi contra o Corinthians, que goleou a Ponte Preta por 5 a 0 no primeiro jogo do técnico Vítor Pereira na Neo Química Arena. No Rio de Janeiro também teve goleada no jogo que marcou a volta do Flamengo ao Maracanã, com 6 a 0 sobre o Bangu.

No podcast Posse de Bola #210, Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi, Juca Kfouri e Mauro Cezar Pereira analisam a vitória e os gols perdidos do Palmeiras contra o Santos, a boa impressão deixada pelo Corinthians contra a Ponte Preta, o reencontro do Flamengo com o Maracanã e o apoio do torcedor, além da classificação do São Paulo, a definição das semifinais do Campeonato Carioca, Grêmio e Internacional se encontrando na semifinal do Campeonato Gaúcho e o Cruzeiro iniciando sua recuperação.

Em relação ao tom de ironia do técnico Abel Ferreira após a vitória sobre o Santos quando perguntado sobre as chances criadas e a falta de um centroavante, Juca Kfouri afirma que a atuação propositiva do Palmeiras foi uma exceção, lembrando como foi o jogo diante do São Paulo, além de citar que há bons times que fazem gols mesmo sem a presença de um camisa 9.

"O Abel Ferreira até fez ironia ontem na entrevista, 'sou retranqueiro, jogo para trás'. De fato, ontem ele teve a possibilidade de dizer que pôs o time para a frente, que jogou com muito mais posse de bola, mas foi uma exceção e morreu no 1 a 0. Era para ter sido mais, mas no fim do jogo contra 10 quase tomou um gol, um chute mais ou menos despretensioso do Pirani que o Weverton teve que se virar para jogar para escanteio. Seria uma baita injustiça", diz Juca.

"O problema não é a ausência do centroavante, o problema está nas finalizações, está precisando treinar mais finalização. Quantos times hoje jogam sem centroavante? Para dar um exemplo daquele que para mim é o time que está jogando o melhor futebol do mundo hoje: quem é o centroavante do Manchester City? De fato ontem o Palmeiras foi propositivo, mas, a exemplo do que havia feito contra o São Paulo, ganhou apenas por 1 a 0 e contra o São Paulo foi reativo, faça a ironia que quiser Abel Ferreira", completa.

Mauro Cezar: Corinthians deve evoluir com Vítor Pereira

Já Mauro Cezar Pereira projeta como o Corinthians deve evoluir sob o comando do técnico Vítor Pereira, além de considerar que o time dele deve tentar jogar no campo do Palmeiras mesmo como visitante, enquanto Abel Ferreira deve tentar explorar os contra-ataques no clássico de quinta-feira (17).

"São só dois jogos do Vítor Pereira. Acho que o Corinthians vai evoluir, mas esse jogo foi a primeira vitória dele, em que o time se impôs, jogou em casa, não tinha jogado em casa com esse técnico ainda, eu acho que vai crescer, mas talvez nem seja na quinta-feira agora, estamos falando de um técnico recém-chegado e um outro que está há um ano e meio", diz Mauro.

"O que a gente vai perceber na quinta-feira é uma diferença muito grande de estilos sem dúvida alguma, tudo indica que o Vítor Pereira vai atacar, vai agredir, não importa que está jogando no campo do adversário, e o Abel provavelmente vai ficar jogando no contragolpe que é como ele gosta, talvez até pressione um pouco no começo do jogo, como fez contra o São Paulo, até porque joga em casa, tem a torcida ao lado, mas a tendência desse jogo pelo menos é essa pelo perfil dos treinadores", completa.

Arnaldo Ribeiro: Maracanã cheio muda muita coisa para o Flamengo

Arnaldo Ribeiro cita a diferença que deve fazer na temporada do Flamengo o gramado do Maracanã em boas condições após a reforma que deixou o time rubro-negro sem jogar no estádio até o reencontro na goleada sobre o Bangu.

"O Maracanã cheio muda a coisa, é uma outra situação. Se o Palmeiras, por exemplo, que é um adversário do Flamengo, joga sempre em um gramado, até mudou para o gramado sintético para poder atuar sempre, vale a pena a gente prestar atenção em como vai ser o desempenho do Flamengo com o gramado em boas condições ao longo de toda a temporada", diz Arnaldo.

"Faz diferença, faz muita diferença, então isso tem um impacto grande quando o time tem um nível técnico muito bom, que é o caso. Então acho que o Flamengo vai poder enfim usufruir muito disso além do apoio maciço do seu torcedor. Para o Flamengo a temporada simbolicamente começa quando o time volta ao Maracanã", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.