Topo

Nacho Fernández deixa o banco de reservas para dar vitória ao Atlético-MG

Democrata-GV e Atlético-MG se enfrentaram no Estádio Mamudão, pelo Campeonato Mineiro  - Pedro Souza/Atlético-MG
Democrata-GV e Atlético-MG se enfrentaram no Estádio Mamudão, pelo Campeonato Mineiro Imagem: Pedro Souza/Atlético-MG

Do UOL, em Belo Horizonte (MG)

12/03/2022 18h27

Mais uma vez o Atlético-MG sofreu para vencer um jogo do Campeonato Mineiro. O gol da vitória sobre o Democrata foi anotado por Nacho Fernández já nos minutos finais da partida, semelhante ao que aconteceu nas rodadas anteriores contra Pouso Alegre e Cruzeiro. O triunfo por 1 a 0, no Estádio Mamudão, em Governador Valadares, deixa o Galo com 25 pontos.

Com oito vitórias em dez rodadas, o Atlético praticamente garantiu a liderança na primeira fase do Campeonato Mineiro. Um empate na rodada final é o suficiente para não ser mais alcançado por Athletic ou Cruzeiro.

Quem foi bem: Lucão

O Atlético-MG não criou tantas chances, mas nas poucas que conseguiu levar perigo, o goleiro Lucão estava bem posicionado. O camisa 12 do Democrata foi o grande destaque. E como todo goleiro bom tem sorte, Lucão viu a bola bater na trave duas vezes ainda. Lucão só não conseguiu defender o arremate de Nacho Fernández, que deu a vitória ao Galo.

Quem foi mal: Thomás

O volante do Democrata entrou durante o segundo tempo e falhou no lance que originou o gol da vitória do Atlético. Foi desarmado por Dylan Borrero dentro da área e a bola ficou livre para Nacho Fernández.

O jogo do Atlético: sem forçar

O torcedor do Atlético compareceu em grande número ao Estádio Mamudão, e ficou feliz com o resultado, mas não ficou satisfeito com a apresentação do time. Em que pese o calor de Governador Valadores e o estado do gramado, faltou ao Galo forçar um pouco mais o jogo. Com uma boa vantagem na liderança do Mineiro, o time parecia satisfeito com o empate. O gol da vitória só saiu após um erro defensivo do Democrata.

Dodô fora do jogo

Relacionado para o duelo com o Democrata-GV, o lateral-esquerdo viajou para Governador Valadares, mas ficou fora da partida. O jogador amanheceu gripado e foi cortado.

Nathan na direita

Sem um lateral-direito de ofício à disposição para o jogo, já que Mariano está lesionado e Guga está suspenso, o técnico Turco Mohamed optou por improvisar Nathan Silva no setor. O zagueiro mais rápido do Galo foi bem como lateral.

Início quente do Democrata

A motivação dos times do interior é diferente quando o jogo é contra as equipes da capital. O começo de jogo do Democrata deixou isso evidente. Os jogadores da Pantera não estavam medindo força nas dívidas e com apenas dez minutos dois já estavam amarelados.

Segundo tempo melhor

Governador Valadares é uma das cidades mais quentes de Minas Gerais, especialmente numa tarde de muito sol. O que afetou diretamente no desempenho das duas equipes. O primeiro tempo foi de uma partida lenta, com poucos ataques. Já na etapa final, com o clima mais ameno, a partida ficou bem melhor.

Nacho entrou e marcou

Com o resultado empatado em 0 a 0, o técnico Turco Mahomed usou um dos titulares que estava no banco para tentar vencer. Deu certo. Nacho Fernández entrou no jogo aos 23 minutos do segundo tempo e aos 41 o argentino fez o gol da vitória.

Deu briga

Aos 47 minutos do segundo o zagueiro Rafael Caldeira, do Democrata, e o atacante Fábio Gomes, do Atlético, se desentenderam. O árbitro expulsou os dois jogadores. Depois do cartão vermelho, o defensor da Pantera agrediu o atleticano, que tentou o revide, mas foi contido pelos companheiros de clube.

FICHA TÉCNICA

DEMOCRATA 0 X 1 ATLÉTICO-MG

Motivo: 10ª rodada do Campeonato Mineiro
Local: Estádio Mamudão, em Governador Valadares (MG)
Data e horário: 12 de março de 2022, às 16h30 (de Brasília)
Árbitro: Vinicius Gomes do Amaral
Auxiliares: Luiz Antônio Barbosa e Douglas Almeida Costa
VAR: não tem
Cartões amarelos: Matheus Carioca, Thiaguinho e Marcelinho (DEM); Allan e Rafael (CAM)
Cartões vermelhos: Rafael Caldeira (DEM); Fábio Gomes (CAM)
Gols: Nacho Fernández aos 41' minutos do segundo tempo

Democrata: Lucão; Mateus Pivô, Rafael Caldeira, Matheus Carioca, Gabriel Marques e Weslley; Vini Locatelli (Thomás, aos 29' do 2º), Matheuzinho (João Paulo, aos 44' do 2º) e Thiaguinho (Bidick, aos 8' do 2º); Chico (Marcelinho, aos 8' do 2º) e Pedrinho (Felipe Carvalho, aos 29' do 2º). Técnico: Paulo Schardong.

Atlético-MG: Rafael Natham Silva, Igor Rabello, Réver e Arana; Allan e Jair (Nacho Fernández, aos 23' do 2º); Ademir (Dylan Borrero, aos 31' do 2º), Vargas (Fábio Gomes, aos 23 do 2º), Sasha (Tchê Tchê, aos 42' do 2º) e Keno (Savarino, aos 31' do 2º). Técnico: Turco Mohamed.