Topo

Diretoria do Paraná vê 'infâmia' e faz apelo aos torcedores; leia nota

Vila Capanema foi palco de confusão nos minutos finais de Paraná x União Beltrão, jogo que rebaixou o time de Curitiba no Campeonato Paranaense - Reprodução/Twitter
Vila Capanema foi palco de confusão nos minutos finais de Paraná x União Beltrão, jogo que rebaixou o time de Curitiba no Campeonato Paranaense Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

27/02/2022 19h26

Um dia após o dramático rebaixamento para a 2ª divisão do Campeonato Paranaense, a diretoria do Paraná Clube emitiu um comunicado aos torcedores lamentando o episódio e fazendo um apelo.

A nota, assinada pelo presidente Rubens Ferreira Silva e pelos líderes de três conselhos do clube, é intitulada de "Dia da vergonha, das desculpas e da infâmia".

O início do texto já admite "erros cometidos" pela gestão que administra o clube, que se mostrou "envergonhada" pela atual situação da equipe.

"Neste sofrimento que parece não ter fim, não nos bastaram rebaixamentos para séries C e D do Brasileiro, fomos rebaixados no Campeonato Paranaense. Muitos erros do passado, e também do presente, nos levaram a este triste cenário. Estamos envergonhados, entristecidos, em luto. Aos verdadeiros torcedores e torcedoras, as pessoas que hoje representam o clube pedem desculpas por erros cometidos. Tenham a certeza que houve vontade de acertar, e, sobretudo, havia o desejo em não errar. Erros cometidos no passado e no presente nos levaram a este cenário".

Na sequência, a diretoria se mostrou ciente do "sofrimento" e da "vergonha" que o torcedor "vem passando", mas condenou a invasão de campo ocorrida nos minutos finais da derrota de ontem para o União Beltrão, dentro da Vila Capanema.

"Erros ocorreram, mas erra quem se atreve a fazer, e, neste momento, tentar fazer tendo muito pouco, com pouca ou até nenhuma margem de erro. Sabemos que o sofrimento e a vergonha que cada paranista vem passando tem ultrapassado limites. Também somos Torcedores! Também passamos pelos mesmos sofrimentos e vergonha! Todos nós sempre estivemos na arquibancada e voltaremos para a arquibancada! Entendemos que protestos sem violência ou ameaças são aceitáveis, mas o que vem ocorrendo e ocorreu no dia 26 de fevereiro é inaceitável!".

"Como instituição, o Paraná Clube (por intermédio dos presidentes dos seus conselhos) pede desculpas aos verdadeiros torcedores e famílias que estavam no estádio, pedimos desculpas aos atletas, a imprensa, aos funcionários e forças de segurança que vivenciaram e passaram momentos de violência ou coação durante o ocorrido em 26 de fevereiro", prosseguiu o comunicado.

"Dia de infâmia"

A nota seguiu com a revolta em torno da atitude de torcedores que entraram no campo para agredir jogadores.

"Para ferir ainda mais a nossa alma, o Paraná Clube passou por um dia de infâmia. Por maior que seja o sofrimento e vergonha, a infâmia causada por vândalos, inconsequentes e bandidos não poderia ter ocorrido. Por mais que a segurança tenha tentado evitar, a invasão de campo, o ataque aos nossos atletas, o ataque à imprensa, o uso da violência e o enfrentamento às forças policiais que buscam manter a ordem aumentam a vergonha da instituição Paraná Clube. Já não bastaram as inconcebíveis ameaças ao presidente do Conselho Gestor e sua diretoria que ocorreram dias passados."

"Basta! Os que ameaçam, e aqueles que invadiram o campo para protestar ou atacar atletas, funcionários e forças de segurança não são dignos de vestir as cores do Paraná Clube", prosseguiram os presidentes dos conselhos.

"O clube fornecerá todas as informações aos órgãos de segurança com o objetivo de afastar dos estádios estas pessoas. Faremos o possível para que estes vândalos e bandidos sejam punidos! Eles não representam nossas cores e nossos ideais! Se forem associados, buscaremos a sua expulsão! Faremos todos os esforços para evitar a entrada destes vândalos e bandidos no nosso estádio e sedes! Aos bandidos e vândalos: afastem-se! Vocês não são dignos de vestir nosso manto! Vocês prejudicam fortemente o Paraná Clube!".

Apelo por ajuda

Já na parte final, os dirigentes fizeram um apelo aos torcedores para que não se "afastem" do clube, que foi fundado no fim de 1989.

"Por fim, o Paraná Clube precisa de seus verdadeiros Torcedores e Torcedoras! Precisamos da família Paranista! Fazemos um apelo no pior momento da história do clube: precisamos de uma maciça adesão destes verdadeiros Paranistas! Associem-se! Patrocinem! Apoiem! Este não é o momento de se afastarem! Nesse momento de imensa tristeza, abandonar o Paraná Clube é abandonar a esperança! O Paraná Clube precisa de vocês!"