Topo

Novo técnico do Santos é elogiado por dirigentes do Barcelona e se emociona

Fabián Bustos, novo técnico do Santos - Divulgação/Barcelona de Guayaquil
Fabián Bustos, novo técnico do Santos Imagem: Divulgação/Barcelona de Guayaquil

Lucas Musetti Perazolli

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

25/02/2022 15h15

Novo técnico do Santos, o argentino Fabián Bustos se emocionou em coletiva de imprensa organizada pelo Barcelona de Guayaquil hoje (25).

Fabián ainda comandará o Barcelona contra o Universitário amanhã (26), pelo Campeonato Equatoriano, mas foi aos microfones para confirmar a saída do Peixe e explicar os seus motivos. Ele receberá uma homenagem do clube na partida deste fim de semana.

"Vou tentar não chorar. Agradeço ao presidente e todos que trabalham no clube. Foi muito difícil tomar a decisão. Sempre quis chegar aqui e via longe. Tive condições ideais, apoio incondicional do grupo, auxiliares e de todos do dia a dia. São desafios de vida, crescimento pessoal e familiar, pensando também no econômico. Amo esse clube, cada vez que entrei no clube sinto a grandeza. Tentarei não falar muito pois está difícil. Seguirei apoiando esse clube onde eu estiver", disse Bustos.

"Lembro de todos os sonhos que eu tinha e o nervosismo que tinha quando cheguei. Nunca esquecerei. Meu sonho como jogador e depois como técnico era esse. Via o Barcelona de Guayaquil muito longe de mim. Desfrutei até o último minuto. Agora tenho um novo desafio, com outra instituição enorme. Vou buscar o êxito e fazer o melhor em todos os detalhes. Santos não está na Libertadores, está na Sul-Americana, e espero estar aqui para apoiar o Barcelona na final da Libertadores", completou.

Fabián Bustos recebeu elogios do presidente Carlos Alejandro Alfaro Moreno e do vice-presidente Aquiles Alvarez Henriques.

"Está na história do Barcelona. Sempre falamos dele sair pela porta da frente e agora trabalhará em um gigante como o Santos. Ele vai e será a cada dia mais reconhecido e será cada vez um treinador melhor. Vamos sentir saudade", afirmou o presidente.

"Você é merecedor. Veio de baixo e trabalha muito. Barcelona é a sua casa. O que você fez nunca será esquecido e só será mais reconhecido ao longo dos anos", falou o vice.

Fabián Bustos chegará ao Brasil na segunda-feira (28), quando será apresentado pelo Santos de forma oficial. O contrato vai até dezembro de 2023.

"A proposta é sempre trazer um treinador que seja vencedor, que busque títulos. Junto com o departamento de futebol, buscamos a melhor opção do mercado. Que ele faça um grande trabalho", comentou o presidente Andres Rueda.

O Santos ainda será dirigido pelo auxiliar Marcelo Fernandes contra o Novorizontino no domingo, na Vila Belmiro, pela nona rodada do Campeonato Paulista. O primeiro treinamento de Bustos ocorrerá na segunda.

Trajetória

Fabián Bustos tem 52 anos e vivia o sonho de trabalhar no futebol brasileiro, o 'maior da américa do Sul" no seu entendimento. Ele abriu mão de valores devidos pelo Barcelona em premiação para sair e fez um acordo com a ajuda de seu empresário. O Santos não precisará arcar com toda a multa rescisória de cerca de R$ 650 mil.

Em entrevista ao UOL Esporte antes mesmo do Santos oficializar a proposta, Bustos falou sobre a expectativa de comandar o Peixe.

"Fico muito feliz pela projeção de uma possibilidade como essa no melhor futebol do continente. Uma empresa no Brasil está trabalhando há um tempo por uma oportunidade para mim", falou o argentino.

Bustos é formado na Associação dos Técnicos do Futebol Argentino e tem licença profissional pela Conmebol. Ele foi jogador profissional revelado pelo San Lorenzo e ainda atuou pelo Nacional (URU), Lanús, Belgrano, Morón, Antoniana, Tucumán, Cipoletti, Jorge Wilstermann (BOL), Deportivo Quito, Macara, Manta e Saquisilí (EQU) e de volta à Argentina no Porvenir e Estudiantes.

Como técnico, começou a carreira como auxiliar do Sarmiento e continuou na função no Porvenir e Acasusso, da Argentina. Como treinador de fato, iniciou no Equador pelo Manta e seguiu no país por Deportivo Quito, Imbabura, Universitário, Macará, Manta novamente, Portoviejo, Delfín e por fim o Barcelona de Guayaquil.

Bustos foi campeão da Série B e da Série A pelo Delfín, além de uma Copa do Equador. Pelo Barcelona, foi novamente campeão nacional. Ele foi eleito melhor técnico do Equador em 2019 e 2020.

Seu currículo apresentado ao Santos tem as seguintes informações:

  • Utiliza sistemas como o 4-2-3-1 | 4-3-3 | 4-3-1-2;
  • Equipe "polifuncional", com bastante versatilidade e rotações;
  • As variações ocorrem de acordo com o adversário, a localidade e também com o momento técnico de seus jogadores;
  • Busca o jogo ofensivo. As equipes costumam marcar muitos gols e sofrem poucos - forte jogo tático;
  • Muita mobilidade no ataque, com chegada de muitos jogadores;
  • Realiza triangulações e profundidade dos laterais;
  • Utiliza a "pressão alta" sobre os adversários (ainda no campo rival) e rápida recuperação ao defender.

Fabián Bustos fala sobre o acerto com o Santos: "Desafio em uma instituição enorme"