Topo

Colunistas: quem deve ser o técnico da seleção após a saída de Tite?

Tite deixará o comando da seleção brasileira após a Copa do Mundo do Qatar - Lucas Figueiredo/CBF
Tite deixará o comando da seleção brasileira após a Copa do Mundo do Qatar Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

25/02/2022 14h51

Classificação e Jogos

O técnico Tite anunciou hoje (25), em entrevista ao Redação SporTV, que deixará o comando da seleção brasileira após a Copa do Mundo do Qatar, no final deste ano. O treinador de 60 anos foi anunciado como sucessor de Dunga em junho de 2016, e seu único título pelo Brasil é a conquista da Copa América, em 2019.

E agora, quem deve ser o técnico da seleção brasileira após a saída de Tite? Fizemos essa pergunta aos colunistas do UOL Esporte, que deram suas opiniões e palpites. Confira:

Está difícil vislumbrar um brasileiro no cargo. Nem os clubes grandes têm se contentado com o que há por aqui hoje em dia, então parece mesmo ser a hora de abrir as portas -- e os cofres -- para um estrangeiro de ponta. Acho difícil tirar um Guardiola ou um Klopp de clubes, mas por que não ousar com um argentino: Simeone ou El Loco Bielsa? Será que a torcida toparia?
ALICIA KLEIN

Tudo vai depender da temporada 2022 no Brasil. Se um estrangeiro estiver em alta e aceitar a missão será ele. Ou Jorge Jesus, pelo que ficou no imaginário popular de 2019/20.
ANDRÉ ROCHA

Com tempo de sobra para buscar, estudar e discutir o nome do sucessor, a CBF tem obrigação de fazer uma escolha certeira e, quem sabe, ousada: um estrangeiro capacitado e com provas dadas. Jorge Jesus, hoje livre no mercado, seria altamente interessante. Além da qualidade, da experiência e da marca significativa que deixou no Flamengo, teria desde já um longo período para organizar aquilo que pode vir a seleção a partir de 2023.
BRUNO ANDRADE

Não há nenhum brasileiro capaz de substituir Tite no comando da seleção. Sem ele, a única alternativa será ir atrás de técnicos gringos. E ai eu iria atrás de Guardiola.
DANILO LAVIERI

Pep Guardiola. A CBF vende o prédio em que está na Barra da Tijuca, oferece um belo apartamento para ele e a família no Leblon, todas as mordomias, e ele faz a revolução de que o futebol brasileiro precisa. Além de nos livrar da CBF…
JUCA KFOURI

Não existe um técnico brasileiro do nível do Tite hoje em dia. Todos sabemos como o futebol é dinâmico, então os que estiverem bem no final do ano, pensando em Libertadores e Copa do Brasil, serão "clamados" pela imprensa. Creio que o país já esteja preparado para ter um técnico estrangeiro. Eu pensaria grande e iria para os melhores: Guardiola, Zidane, gente deste calibre. Se for para contratar estrangeiro só por ser estrangeiro, prefiro escolher alguém aqui no mercado interno mesmo.
JULIO GOMES

Deveria ser um estrangeiro top. Problema é que técnicos tops, tipo um Guardiola, preferem clubes a seleções. Mas a seleção brasileira tem peso e poderia balançar algum treinador com esse perfil. Não vejo brasileiros hoje prontos para assumir a seleção, fase é ruim e explica essa procura obsessiva de clubes por estrangeiros.
MARCEL RIZZO

Um estrangeiro. De alto nível, à altura da seleção, não como Tite.
MENON

Pelo trabalho que realizou nos últimos anos, deveria ser o Cuca. Mas duvido que a CBF aposte no ex-comandante do Galo. Acho que a entidade maior do futebol brasileiro entregará o cargo para um estrangeiro. Aí ficará entre Abel e Jesus. E eu, honestamente, prefiro o atual técnico do Palmeiras!
MILTON NEVES

O mais importante é a CBF se preparar com antecedência para a troca de treinador. Eu gostaria de ver Guardiola no comando da seleção brasileira.
PERRONE

É muito difícil de responder hoje porque não existe um técnico brasileiro (que não Tite) com tamanho para comandar a seleção. Talvez seja mesmo a hora de entregar o comando da amarelinha para um estrangeiro. E aí, quem já fez sucesso por aqui, como Jorge Jesus e Abel Ferreira, fatalmente acaba largando na frente.
RAFAEL REIS

Um bom estrangeiro. Por que não sonhar com Guardiola, que já disse que não pretende renovar com o City e quer dirigir uma seleção? Jorge Jesus também pode ser uma opção, caso Pep não venha. Brasileiro, decididamente, não vejo nenhum realmente capacitado.
RENATO MAURÍCIO PRADO

É um bom momento para a CBF investir num treinador estrangeiro. Vimos a melhora nos últimos anos no futebol brasileiro com a chegada de argentinos e portugueses. É preciso também abrir mão de uma tradição de que a seleção só pode ser comandada por técnico brasileiro.
RODOLFO RODRIGUES

Não vejo no Brasil alguém capacitado para o cargo hoje. A solução será trazer algum estrangeiro. A elite dos técnicos internacionais não se seduz com cargo em seleções, preferem clubes, mas vale tentar os melhores sempre. Dinheiro é o que não falta na CBF.
RODRIGO COUTINHO

Não tem brasileiro, Tite é o único com nível internacional, ainda que abaixo da elite europeia. Não será uma substituição fácil porque os melhores preferem ficar em clubes. Mas a CBF deveria pelo menos sondar opções ousadas como Guardiola, o pior que ocorra é levar um não. E, pós-copa, vai sobrar tempo para escolher com calma.
RODRIGO MATTOS