Topo

'Espero que você morra dolorosamente', diz Zinchenko para Putin

Oleksandr Zinchenko defendendo a seleção ucraniana - Marco Bertorello/AFP
Oleksandr Zinchenko defendendo a seleção ucraniana Imagem: Marco Bertorello/AFP

Colaboração para o UOL, em São Paulo

24/02/2022 13h32

Oleksandr Zinchenko, jogador ucraniano do Manchester City, usou suas redes sociais para desejar a morte de Vladimir Putin, presidente da Rússia, durante a escalada de tensão e a primeira ofensiva russa na Ucrânia, na madrugada de hoje.

"Espero que você morra da maneira mais dolorosa, monstro", escreveu ele junto com uma foto de Putin.

Segundo informações do jornal Diario AS, a publicação foi removida pelo Instagram por violar suas regras e Zinchenko comentou que isso estava acontecendo devido a um "movimento internacional de censura contra a Ucrânia".

Zinchenko posta ameaça a Vladimir Putin, presidente da Rússia - Reprodução/Diario AS - Reprodução/Diario AS
Zinchenko posta ameaça a Vladimir Putin, presidente da Rússia
Imagem: Reprodução/Diario AS

Depois disso, o jogador compartilhou uma arte da silhueta do seu país num campo de trigo com vários monumentos espalhados pelo território e acrescentou uma mensagem sobre a situação:

"Todo o mundo civilizado está preocupado com a situação do meu país. Não posso ficar de fora e tentar transmitir minha opinião. Na foto - meu país. O país onde nasci e cresci. Um país cujas cores defendo no cenário esportivo internacional. Um país que tentamos glorificar e desenvolver. Um país cujas fronteiras devem permanecer invioláveis. Meu país pertence aos ucranianos e ninguém jamais poderá se apropriar dele. Não vamos desistir! Glória à Ucrânia", escreveu.

A invasão russa à Ucrânia começou nesta madrugada e foi batizada por Putin como uma "operação militar especial" para proteger as pessoas "de abuso e genocídio", além de "desmilitarizar e desnazificar a Ucrânia". O governo de Kiev mantém a posição de que é uma tentativa de invasão "em larga escala".