Topo

Santos

Goulart marca pela primeira vez e Santos volta a vencer no Paulistão

Ricardo Goulart, jogador do Santos, durante partida contra o Ituano no estádio Vila Belmiro pelo campeonato Paulista 2022.  - Ettore Chiereguini/AGIF
Ricardo Goulart, jogador do Santos, durante partida contra o Ituano no estádio Vila Belmiro pelo campeonato Paulista 2022. Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Eder Traskini

Do UOL, em Santos (SP)

13/02/2022 17h51

O Santos venceu o Ituano por 2 a 1 na tarde de hoje (13), na Vila Belmiro, em duelo válido pela sexta rodada do Paulistão. Os gols foram marcados por Marcos Guilherme e Ricardo Goulart, enquanto Kaio descontou para os visitantes.

Com o resultado, o Peixe foi a nove pontos no grupo D e entra na zona de classificação caso a Ponte Preta não vença o São Paulo nesta noite. O gol foi o primeiro de Goulart com a camisa alvinegra: o reforço de peso fez o seu quarto jogo desde o desembarque na Vila.

A vitória do time de Fábio Carille vem após dois empates considerados ruins contra Guarani e São Bernardo. O Peixe volta a campo na próxima quinta-feira (17), quando visita o Mirassol, às 19h.

O melhor: Lucas Pires

O lateral que fez sua estreia como titular após boa Copinha foi fundamental para o time na partida. Válvula de escape na saída de jogo durante todo o jogo, carregou o time para o ataque em diversas oportunidades e ainda apareceu bem no ataque. Foi dele a assistência precisa para Goulart fazer o gol da vitória.

Quem foi mal: Balieiro

Fez o que se exigiu dele na maior parte do tempo, mas errou o passe e deu de graça a posse de bola para o adversário no lance que acabou resultando no gol do Ituano após chute de fora. No geral, fez uma partida abaixo do restante.

Cronologia do jogo

O Peixe já era melhor em campo quando abriu o placar. Aos 18, Zanocelo deu passe magistral por cima da defesa do Ituano e encontrou Madson na profundidade pela direita. O lateral foi à linha de fundo e cruzou na medida para Marcos Guilherme, sozinho na pequena área, só encostar.

O Santos, como é de costume na temporada, não conseguiu manter o ritmo e perdeu terreno tão logo ficou à frente no placar. O castigo veio no início do segundo tempo. Aos 8, Gerson Magrão disparou rasteiro de fora da área, João Paulo espalmou e Kaio pegou a sobra para tocar para o gol vazio.

Com o empate, o Peixe voltou a atacar e chegou ao seu gol pelo alto. Aos 25, Lucas Pires recebeu pelo efetivo setor esquerdo santista e cruzou na medida para Ricardo Goulart marcar de cabeça seu primeiro gol com a camisa do Santos.

Goulart ajoelha no gramado e comemora primeiro gol com a camisa do Santos - Ettore Chiereguini/AGIF - Ettore Chiereguini/AGIF
Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Atuação do Santos: saída pela esquerda

O Peixe entrou em campo com uma mudança que pareceu surtir efeito imediato: o jovem Lucas Pires, destaque na Copinha, ficou com a vaga de Felipe Jonatan, poupado por desgaste. Durante a partida, o lado esquerdo do ataque santista se mostrou o mais eficaz na criação de jogadas justamente com Lucas Pires fazendo a saída e Lucas Braga aparecendo no ataque. Foi só no segundo tempo, porém, que o setor foi efetivo com Lucas Pires cruzando na cabeça de Goulart.

Primeiro gol veio pelo lado oposto

Se o lado esquerdo do Santos era o mais acionado na primeira etapa, foi pelo setor oposto que saiu o gol. Zanocelo deu lindo passe para a ultrapassagem de Madson, até então sumido no jogo. O lateral ganhou a linha de fundo e foi preciso no cruzamento para Marcos Guilherme só escorar para as redes.

Sem lei do ex, mas...

O Ituano tinha em campo dois jogadores já veteranos com passagem pelo Santos, o atacante Neto Berola e o meia Gerson Magrão, que já vestiu a mítica 10 santista, em 2015/16 e 2012, respectivamente. Eles não marcaram, mas foi de Gerson Magrão o chute que obrigou João Paulo a espalmar e resultou no gol de Kaio.

FICHA TÉCNICA

Santos 2 x 1 Ituano

Campeonato Paulista - 6ª rodada
Data
: 13/02/2022 (domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Local: Vila Belmiro, em Santos
Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araújo
Assistentes: Luiz Alberto Andrini Nogueira e Amanda Pinto Matias
VAR: Vinicius Furlan
Gols: Marcos Guilherme, aos 18 do primeiro tempo, Ricardo Goulart, aos 25 do segundo tempo; Kaio, aos 8 do segundo tempo
Amarelos: Kaio e Igor Henrique; Zanocelo, Sandry e Lucas Barbosa

SANTOS: João Paulo; Madson, Kaiky, Bauermann e Lucas Pires; Balieiro, Zanocelo (Sandry) e Ricardo Goulart (Leo Baptistão); Lucas Braga (Lucas Barbosa), Marcos Guilherme (Tailson) e Marcos Leonardo (Pirani). Técnico: Fábio Carille

ITUANO: Pegorari; Córdoba, Rafael Pereira, Léo Santos e Roberto; Jiménez (Igor Henrique), Lucas Silveira, Kaio (Gabriel Barros) e Gerson Magrão (Lucas Nathan); Neto Berola (João Victor) e Rafael Elias (Aylon). Técnico: Mazola.

Santos