Topo

Cruzeiro

Repleto de jovens, Cruzeiro supera o Tombense e é líder do Mineiro

Daniel Jr Cruzeiro comemora gol do Cruzeiro sobre a Tombense pelo Campeonato Mineiro - @Staff_images
Daniel Jr Cruzeiro comemora gol do Cruzeiro sobre a Tombense pelo Campeonato Mineiro Imagem: @Staff_images

Lohanna Lima

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte, MG

12/02/2022 20h57

Com um time repleto de jovens oriundos das categorias de base, o Cruzeiro venceu o Tombense, hoje (12), em Tombos, e lidera o Campeonato Mineiro. Daniel Jr, Giovanni e Thiago foram os autores dos gols da vitória por 3 a 0. Além da oportunidade de observar as promessas do elenco, a comissão técnica de Paulo Pezzolano optou por uma escalação alternativa para tentar controlar o desgaste dos jogadores neste início de temporada.

O Cruzeiro soma três vitórias consecutivas no Mineiro e, com isso, está na ponta da tabela com 15 pontos. O Tombense, por outro lado, não vence há duas rodadas e está fora do G4, figurando na zona de classificação da disputa do Troféu Inconfidência, com sete pontos.

O próximo compromisso do Cruzeiro é na quinta-feira (17), contra o Uberlândia, às 20h (de Brasília), na Arena Independência. Já o Tombense vai até Governador Valadares, onde enfrenta o Democrata, às 20h, quarta-feira (16).

Primeiro tempo

A primeira etapa foi movimentada e as equipes criaram algumas chances. Os chutes de fora da área foram opções para os dois lados ao longo dos primeiros 45 minutos. Aos 18, Danielzinho abriu o placar de fora da área. O atleta de 19 anos chutou forte, e o goleiro Rafael Santos não foi tão bem no lance. O Tombense respondeu aos 22, com chute de Everton que passou à direita de Denyvis. O goleiro celeste ainda fez excelente defesa aos 40, quando Daniel Amorim cabeceou para o gol.

Segundo tempo

A segunda etapa começou com o Cruzeiro fulminante, marcando logo no primeiro minuto. O Tombense bobeou, Thiago deu o passe para Giovanni, que invadia a área. O meia finalizou e Rafael Santos não foi bem mais uma vez no lance. O ritmo do jogo caiu no restante do etapa final.

Aos 17, Jean Lucas tentou buscar o ângulo de Denivys, que fez boa defesa. A equipe de Tombos seguiu buscando o gol e, aos 30, Jordan finalizou com perigo à esquerda de Denivys. Nos acréscimos, Thiago ainda aumentou após assistência do estreante Fernando Canesim.

O melhor: Daniel Junior

Não só pelo belo gol de fora da área, mas por ter sido participativo durante toda a partida. O jogador recebeu a primeira oportunidade com Pezzolano no jogo contra a Caldense, sendo este o primeiro como titular. Daniel vem aproveitando bem as oportunidades e tem saído na frente em relação a outros jovens da base.

O pior: Rafael Santos

A noite não foi favorável ao goleiro do Tombense. O jogador falhou em dois gols da Raposa na partida. Rafael ganhou oportunidade nos últimos jogos após o titular Felipe Garcia testar positivo para a covid-19. O atleta já está recuperado e esteve no banco de reservas neste sábado, mas o treinador Rafael Guanaes preferiu seguir com Rafael Santos.

Noite de estreias

Um dos destaques da Copa São Paulo, o meia Ageu, enfim, fez sua estreia no time profissional do Cruzeiro. O jogador vinha sendo relacionado nos últimos jogos e hoje começou entre os 11. Miticov, que também atuou na Copinha, entrou na reta final do jogo em Tombos. O meia Fernando Canesim, último reforço anunciado pelo clube, recebeu sua primeira oportunidade com a camisa celeste na segunda etapa.

FICHA TÉCNICA:

TOMBENSE 0 x 3 CRUZEIRO
Local: estádio Almeidão, em Tombos (MG)
Data: 12/02/2022 (sábado)
Hora: 19h (de Brasília)
Árbitro: Marco Aurélio Fazekas
Assistentes: Leonardo Henrique Pereira e Fernanda Nandrea Antunes
VAR: Não tem
Cartões amarelos: Lucas Santos (Tombense) e Bruno José (Cruzeiro)
Gols: Daniel Jr, aos 18 minutos do primeiro tempo, Giovanni, ao 1 minuto do segundo tempo, e Thiago, aos 46 minutos do segundo tempo. (Cruzeiro)

TOMBENSE: Rafael Santos; David, Moisés, Jordan e Manoel; Rodrigo, Marquinhos (Alison Silva), Jean Lucas (Vinicius Mingoti); Everton (Lucas Santos), Keké (Kleiton) e Daniel Amorim. Técnico: Rafael Guanaes

CRUZEIRO: Denivys; Geovane, Matheus Silva, Paulo, Rafael Santos (Weverton); Lucas Ventura (Marco Antônio), Ageu (Fernando Canesim), Daniel Jr (Miticovi), Giovanni (Vitor Roque); Bruno José e Thiago. Técnico: Martin Varini (auxiliar)

Cruzeiro