Topo

Grêmio usa titulares no fim, vence Aimoré de virada e segue líder do Gaúcho

Jogadores do Grêmio-comemoram gol de Villasanti na vitória sobre o Aimoré - Maxi Franzoi/AGIF
Jogadores do Grêmio-comemoram gol de Villasanti na vitória sobre o Aimoré Imagem: Maxi Franzoi/AGIF

Do UOL, em Porto Alegre

09/02/2022 22h25

O Grêmio botou os reservas para jogar contra o Aimoré, hoje (9), na quinta rodada do Gauchão, e precisou recorrer aos titulares, ao longo da partida, para vencer por 2 a 1, fora de casa, para manter a liderança do campeonato. Todos os gols saíram depois do intervalo e a virada gremista ocorreu perto do fim do confronto em São Leopoldo. A atuação gremista teve altos e baixos e, também, cartão vermelho para o zagueiro Gustavo Marins perto do apito final.

Wesley abriu o placar para o Aimoré, mas Villasanti empatou. E no final, Rodrigues virou.

O Grêmio chega a 13 pontos e segue líder da fase de classificação do Gauchão. O Aimoré estaciona nos sete pontos.

Na próxima rodada, o Grêmio recebe o Juventude e o Aimoré joga em casa contra o União Frederiquense. A partida em Porto Alegre será no domingo (13), enquanto a partida em São Leopoldo será no sábado (12).

Quem brilhou: Villasanti

Paraguaio empatou o jogo de cabeça, em meio à pressão gremista. Ao longo do jogo, o camisa 27 oscilou entre uma atuação discreta e lampejos para ajudar no ataque.

Quem decepcionou: Gabriel Silva

Meia-atacante que havia entrado bem contra São José-RS e Guarany foi discreto em São Leopoldo. Improvisado pelo lado, Gabriel não lembrou nem de perto o jogador que foi um dos destaques da campanha gremista na Copa São Paulo, em janeiro.

Lei do ex é aplicada

Wesley, autor do gol do Aimoré, passou pela base do Grêmio. Foi entre 2011 e 2014, com direito a empréstimos ao Novo Hamburgo, Pelotas e Red Bull Brasil.

Grêmio sofre com e sem a bola

O gramado atrapalhou, mas o Grêmio em si também não ajudou. Depois de um início com aposta em bolas longas e Benítez ativo como peça criativa, o time gremista caiu de rendimento. Mais: ficou com linhas distantes e passou a viver de jogadas individuais.

Quando teve a bola, o Grêmio cometeu erros na saída de jogo. E viu a defesa ficar exposta.

Aimoré acerta a trave e sai na frente

O time da casa cuidou bastante da defesa, fechou os lados e esperou o Grêmio errar. Ainda no primeiro tempo, o Aimoré criou duas boas chances para abrir o placar. Uma delas, pouco antes do intervalo, parou na trave.

Na etapa final, com velocidade e oportunismo dentro da área, o clube de São Leopoldo saiu na frente. E a estratégia ficou ainda mais clara: esperar o contra-ataque.

Grêmio apela para os titulares

No intervalo, Vagner Mancini sacou Lucas Kawan e botou Bruno Alves — deslocando Rodrigues para a lateral direita. Além disso, botou Ferreira no lugar de Rildo. Logo depois de levar 1 a 0, o Grêmio foi além: lançou mão de Janderson e Diego Souza nos lugares de Gabriel Silva e Diego Churín, respectivamente. Com os titulares, o volume ficou maior. A pressão aumentou. E o empate saiu.

FICHA TÉCNICA:

AIMORÉ 1 x 2 GRÊMIO
Data e hora:
09/02/2022 (quarta-feira), às 20h30 (horário de Brasília)
Local: estádio Cristo Rei, em São Leopoldo (RS)
Árbitro: Roger Goulart
Auxiliares: Claiton Timm e Artur Avelino Birk Preissler
Cartões amarelos: Fabian Volpi, Wellington, Wesley, Henrique (AIM); Fernando Henrique, Nicolas, Gustavo Marins (GRE)
Cartão vermelho: Gustavo Marins (GRE)
Gols: Wesley, aos 15 minutos do segundo tempo (AIM); Villasanti, aos 34 minutos do segundo tempo (GRE); Rodrigues, aos 42 minutos do segundo tempo (GRE)

AIMORÉ: Fabian Volpi; Bruno Ferreira, Henrique, Darlan, Raphael Soares; Wellington Reis, Adriano, Mardley e Wagner; Vinicius Baiano e Wesley. Técnico: Rafael Lacerda

GRÊMIO: Brenno; Lucas Kawan (Bruno Alves), Rodrigues, Gustavo Marins e Nicolas; Fernando Henrique, Villasanti, Gabriel Silva (Janderson), Benítez e Rildo (Ferreira); Diego Churín (Diego Souza). Técnico: Vagner Mancini