Topo

São Paulo

SPFC: Ceni escala 7º time mais velho do Paulista em meio a desgaste físico

Rogério Ceni, durante a partida entre São Paulo e Red Bull Bragantino - Miguel SCHINCARIOL/São Paulo FC
Rogério Ceni, durante a partida entre São Paulo e Red Bull Bragantino Imagem: Miguel SCHINCARIOL/São Paulo FC

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

05/02/2022 04h00

A lamentação de Rogério Ceni de não poder escalar no Paulistão um time todo com atletas que disputaram a Copinha contrasta com o São Paulo que foi a campo nos três primeiros jogos. O treinador montou o sétimo time titular mais velho da competição, com média de 27 anos.

A média leva em conta apenas os atletas escalados como titulares nas três primeiras rodadas do Paulistão (Palmeiras e Novorizontino já fizeram quatro jogos) e não inclui quem entrou no decorrer das partidas. A equipe mais velha até agora é o Ituano, com 29,6 anos. O São Paulo utilizou 19 jogadores desde o início para chegar na média de 27 anos.

A reclamação de Ceni aconteceu após a derrota para o Red Bull Bragantino. Sem conseguir vencer nenhum dos três primeiros jogos, o treinador disse que o ideal teria sido escalar um time composto por jovens e deixar os veteranos em uma pré-temporada maior.

Ceni aponta o regulamento do Paulistão como entrave para que pudesse escalar um time apenas com jovens. O torneio, no entanto, permite que até sete jogadores da Lista B, composta por atletas da base, estejam ao mesmo tempo dentro de campo. Nesse cenário, seria possível jogar com um time mais jovem junto com outros quatro atletas mais experientes.

"Estamos nos desgastando, tendo que preparar o time fisicamente e, automaticamente, jogar e ganhar. E a vitória não está vindo. Talvez esse tenha sido o grande erro. Se fosse no Rio de Janeiro, por exemplo, você coloca um time de garotos e você vai dando sequência à preparação. Nós não conseguimos fazer isso", lamentou Ceni.

O São Paulo vive uma crise na condição física dos jogadores neste início de temporada. O elenco teve 16 jogadores contaminados com a covid-19, o que fez com que as duas semanas de pré-temporada fossem feitas com muitos desfalques.

Além da covid-19, as lesões musculares que acompanharam o São Paulo na temporada passada voltaram a dar as caras. Luciano, Luan e Patrick estão sob os cuidados do departamento médico. Os dois primeiros não estiveram à disposição em nenhuma das três partidas. Já o reforço vindo do Inter se machucou no penúltimo treino antes do jogo contra o Red Bull Bragantino.

O São Paulo terá uma semana de preparação até o próximo compromisso. A equipe volta a campo apenas na quarta-feira (9), quando recebe o Santo André no Morumbi. No momento, os comandados de Rogério Ceni ocupam a terceira posição do Grupo B, que ainda conta com Ferroviária, São Bernardo e Novorizontino.

Confira a média de idade dos titulares do Paulistão e o número de atletas utilizados por cada equipe:

1 - Ituano - 29,6 anos - 16 jogadores
2 - Ferroviária - 28,1 anos - 16 jogadores
3 - São Bernardo - 28 anos - 16 jogadores
4 - Novorizontino - 27,9 anos - 16 jogadores
5 - Ponte Preta - 27,7 anos - 16 jogadores
5 - Santo André - 27,7 anos - 13 jogadores
7 - São Paulo - 27 anos - 19 jogadores
8 - Corinthians - 26,8 anos - 16 jogadores
9 - Água Santa - 26,7 anos - 17 jogadores
10 - Mirassol - 26,6 anos - 12 jogadores
10 - Botafogo - 26,6 anos - 13 jogadores
10 - Guarani - 26,6 anos - 12 jogadores
13 - Inter de Limeira - 26,5 anos - 11 jogadores
14 - Palmeiras - 25,8 anos - 22 jogadores
15 - Santos - 24,2 anos - 15 jogadores
16 - Red Bull Bragantino - 23,3 anos - 13 jogadores

São Paulo