Topo

Al Ahly bate o Monterrey pelas quartas e reencontra o Palmeiras no Mundial

Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/02/2022 15h24

Mesmo com vários desfalques, o Al Ahly, do Egito, venceu o Monterrey, do México, por 1 a 0 na tarde de hoje (5), no Al Nahyan Stadium, em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), e avançou às semifinais do Mundial de Clubes para enfrentar o Palmeiras. O gol foi marcado por Mohamed Hany, aos oito minutos do segundo tempo.

A semifinal entre o Verdão e o campeão do continente africano ocorre na próxima terça-feira (8), às 13h30 (horário de Brasília).

O jogo marca o reencontro entre as duas equipes após a última edição do Mundial, quando se enfrentaram pela disputa do terceiro lugar. Naquela oportunidade, depois do empate por 0 a 0, os egípcios venceram o confronto nos pênaltis, por 3 a 2.

Em 1º tempo movimentado, egípcios são mais perigosos

Os 45 minutos iniciais foram movimentados e repletos de boas oportunidades criadas pelas duas equipes. As melhores, porém, foram do Al Ahly, que se aproveitou dos contra-ataques e quase marcou logo aos três, quando Abdelkader saiu na cara do gol e chutou para uma defesaça de Andrada. Pelo lado do Monterrey, Funes Mori e Meza foram os nomes mais incisivos, mas sem gerar chances claras. Apesar do ímpeto ofensivo de ambos os times, o primeiro tempo terminou sem gols.

Al Ahly abre o placar no começo do 2º tempo

O Al Ahly começou a etapa final com o mesmo ânimo que no primeiro tempo e, logo aos sete minutos, foi premiado com o gol. Pela esquerda, Maaloul tabelou bem com Abdelkader e cruzou da linha de fundo, mas Andrada tirou de soco. Na sobra, Hany pegou de primeira e soltou a bomba para abrir o placar.

Al Ahly desfalcado

Lembrando que, com o Egito ainda na disputa da Copa Africana da Nações, enfrentando Senegal na final, o Al Ahly entrou no Mundial com um mínimo de sete desfalques. O goleiro El-Shennawy, os zagueiros Ayman Ashraf e Akram Tawfiq, os meias Hamdi Fathi e Amr El-Sulya, e o atacante Mohamed Sherif vão servir a seleção egípcia na decisão continental. Parte desses atletas deve se juntar ao elenco após o jogo pelo título africano contra a seleção senegalesa, que ocorre amanhã (6).

Com mudanças, Monterrey reage

Logo após o gol, o técnico Javier Aguirre pôs Janssen e Gallardo em campo, e o Monterrey foi para cima em busca do empate. Os mexicanos quase marcaram duas vezes: primeiro, Meza se aproveitou de corte ruim da zaga e, livre cabeceou no alto para ótima defesa de Lofty. Na sequência, aos 30, Funes Mori recebeu pela entrada da área, girou e chutou com perigo, mas mandou para fora.

Verdão de olho no adversário

Se preparando para a semifinal, o elenco palmeirense estuda o adversário e assistiu à partida entre egípcios e mexicanos pelo telão na concentração. O perfil do Verdão no Twitter compartilhou uma imagem da delegação no hotel em Abu Dhabi, de olho no duelo desse sábado. Já o técnico Abel Ferreira preferiu ir ele, mesmo, ao estádio para fazer observações mais amplas.