Topo

Eto'o compara semifinal da CAN à guerra, e técnico do Egito rebate

Samuel Eto"o, ex-atacante e atual presidente da Federação Camaronesa de Futebol - Divulgação
Samuel Eto'o, ex-atacante e atual presidente da Federação Camaronesa de Futebol Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

02/02/2022 14h22

Um discurso do ex-atacante Samuel Eto'o inflamou os ânimos às vésperas da semifinal da Copa Africana de Nações entre Camarões e Egito. Após o presidente da federação camaronesa se referir ao jogo como uma "guerra", o técnico da seleção adversária censurou a comparação.

"É um comentário muito infeliz, uma mensagem muito ruim para o povo de Camarões. Fazer essa declaração de guerra antes de um jogo mostra que ele não aprendeu nada quando estava no futebol profissional", rebateu o treinador Carlos Queiroz, português que comanda Mo Salah e cia. na seleção do Egito. "Futebol não é guerra. O futebol é uma celebração, é alegria, felicidade", completou.

Queiroz ainda lembrou uma tragédia recente em Camarões, da semana passada, quando uma aglomeração na entrada do Olembe Stadium deixou oito pessoas mortas por esmagamento. "Ele se esqueceu que algumas pessoas morreram no estádio há apenas alguns dias", afirmou o treinador.

A frase de Eto'o foi dita dentro do vestiário da seleção, após a vitória de Camarões sobre a Gâmbia por 2 a 0, nas quartas de final da Copa Africana. "Tudo o que vocês fizeram até agora precisa ser completado, com a mesma mentalidade. Preparem-se porque será uma guerra. É assim que vocês devem encarar esta partida, uma guerra", disse o ex-jogador em um discurso filmado e publicado pela Federação Camaronesa de Futebol (Fecafoot), da qual o próprio Eto'o foi eleito presidente em dezembro.

O Camarões, país de Eto'o e que é o anfitrião da Copa Africana de Nações, vive uma guerra civil desde 2017. Forças paramilitares do sudeste do país defendem a independência da região (chamada de Ambazônia), e o conflito já resultou em mais de 3 mil mortos e um milhão de pessoas desabrigadas.

Em campo, Camarões e Egito se enfrentam às 16 horas (de Brasília) de amanhã (3), na segunda semifinal da CAN. O classificado enfrenta na final o vencedor de Burkina Faso x Senegal, que jogam hoje (2) no mesmo horário.