PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Cúpula do Palmeiras conversa com Abel sobre utilização de atletas da base

Abel Ferreira conversa com jogadores da base do Palmeiras na Academia de Futebol  - Cesar Greco/ Palmeiras
Abel Ferreira conversa com jogadores da base do Palmeiras na Academia de Futebol Imagem: Cesar Greco/ Palmeiras

Diego Iwata Lima

Do UOL, em São Paulo

29/01/2022 04h00

Classificação e Jogos

O técnico Abel Ferreira tem diálogo constante e aberto com a diretoria do Palmeiras. Assim, o que houve não foi um pito, mas sim uma conversa da cúpula com o treinador, sobre as declarações de que os campeões da Copinha devem ter pouco espaço no time ao longo da temporada.

Após a vitória por 3 a 0 sobre a Ponte Preta na quarta-feira (26), o técnico, indagado sobre como aproveitaria os garotos, saiu-se com: "Vai ser muito difícil qualquer jogador de formação jogar agora no Palmeiras". Ele chegou inclusive a mencionar que o clube talvez devesse pensar em negociar alguns dos jogadores.

Além de jogar um balde de água fria na torcida, encantada com suas crias, a declaração preocupou os dirigentes. Mas Abel explicou-se. Segundo apurou o UOL Esporte, Abel quis demonstrar apreensão pelo risco do pouco espaço para jogar constantemente fazer com que alguns atletas tenham seus desenvolvimentos retardados.

E esse pouco espaço será complicado de aparecer porque o time está bem encaixado. Tem sido difícil encontrar brechas até para jogadores revelados no clube que já estão no elenco profissional há um tempo, que dirá para os ainda mais jovens.

A leva trazida ao "time de cima" em 2020, como Patrick de Paula, Gabriel Menino, Gabriel Veron, Wesley e Renan é inquestionavelmente talentosa não se firmou, por exemplo, com exceção de Danilo.

Abel deixou claro que pretende sim escalar os jogadores jovens em algum momento. Até porque alguns deles vão treinar com os profissionais e podem conquistar o espaço. Mas que teme que as chances esporádicas acabem não sendo o melhor para os jogadores e para o Palmeiras.

São Bernardo pode ser último sparring antes do Mundial

A partida do Palmeiras contra o São Bernardo na tarde deste sábado (29), no ABC, pelo Paulistão, será praticamente o último teste da espinha dorsal do time que vai estrear no Mundial de Clubes no próximo dia 8.

Como o Palmeiras viaja no dia 2, às 13h, para Abu Dhabi, é bem possível que contra o Água Santa, na terça-feira (1), o técnico escale um time alternativo.

Dos titulares de Abel, apenas Weverton é certeza de ausência contra o São Bernardo. Expulso contra o Equador nas Eliminatórias, o capitão paraguaio Gustavo Gómez se reapresentou na Academia de Futebol e pode até entrar em campo.

No gol, Marcelo Lomba deve seguir titular, e o restante do time deve ser o mesmo que já tem duas vitórias no Estadual e ainda não sofreu nenhum gol.

FICHA TÉCNICA

SÃO BERNARDO X PALMEIRAS

Motivo: Campeonato Paulista, 2ª rodada
Local e Horário: Estádio Municipal Primeiro de Maio, às 16h
Árbitro: Douglas Marques das Flores
Assistentes: Luiz Alberto Andrini Nogueira e Leonardo Tadeu Pedro
VAR: Luiz Flavio de Oliveira

PALMEIRAS: Marcelo Lomba; Luan, Murilo e Gómez (Renan); Marcos Rocha, Danilo, Zé Rafael e Piquerez; Raphael Veiga, Dudu e Rony. Técnico: Abel Ferreira

SÃO BERNARDO: Alex Alves; Lucas Ferron, Joílson, Mateus Salustiano, Igor Fernandes; Léo Gomes, Rodrigo Sousa e Silvinho; Matheus Davó, Paulinho Moccelin e João Carlos. Técnico: Márcio Zanardi

Futebol