Topo

Grêmio: lateral destaque da Copinha chama atenção de times italianos

Lucas Kawan, 18 anos, voltou da Copa São Paulo e foi chamado para treinar no profissional do Grêmio - Divulgação/Grêmio FBPA
Lucas Kawan, 18 anos, voltou da Copa São Paulo e foi chamado para treinar no profissional do Grêmio Imagem: Divulgação/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

19/01/2022 04h00

O Grêmio foi eliminado da Copa São Paulo de 2022 na terceira fase, mas o time que atuou nos gramados paulistas chamou atenção. Quatro jogadores que voltaram do torneio foram chamados para treinar com o elenco principal e nesta lista aparece Lucas Kawan. O lateral direito de 18 anos não agradou somente aos dirigentes gremistas e o técnico Vagner Mancini. Pelo menos dois times italianos buscaram informações a respeito dele.

Segundo apurou o UOL Esporte, representantes de Roma e Milan levantaram detalhes sobre a situação de Kawan ao longo da Copinha.

Kawan se apresentou ao elenco treinado por Vagner Mancini na terça-feira (18), assim como o zagueiro Gustavo Marins, o meia Gabriel e o meia-atacante Rubens. Os quatro vieram da Copa São Paulo e irão completar as atividades de pré-temporada do grupo principal por tempo indeterminado.

O goleiro Thiago Beltrame e o zagueiro Gustavo Martins, que também jogaram a Copinha, foram incorporados ao chamado time de transição do Grêmio, que vai disputar as primeiras rodadas do Gauchão.

Kawan nasceu no interior do Maranhão, mas com um ano trocou a cidade de Imperatriz por Goiânia. Chegou a Porto Alegre em 2017, depois de ser observado pelo Grêmio em um jogo do Desportivo Real e sempre ganhou elogios pelas características ofensivas.

Nos tempos de Desportivo Real, o lateral direito chegou a ter como rotina deslocamento de 1h30 com uso de três ônibus para ir aos treinos. Um ano antes de desembarcar no Rio Grande do Sul, Lucas Kawan fez testes no Atlético-MG e Cruzeiro, mas não passou. No Grêmio, o desempenho foi tão bom que gerou convocação para seleções de base. Ele foi titular do time gaúcho que conquistou o Brasileirão de Aspirantes, na temporada passada.

A ideia do Grêmio passa longe de uma possível negociação a curto e médio prazo. O chamado para treinos com Vagner Mancini é a chance para Kawan ganhar projeção mais rapidamente. Além de ajudar a suprir uma carência.

Vanderson e Rafinha, alternativas da lateral direita em 2021, deixaram o clube. O primeiro foi negociado com o Monaco e o segundo não renovou contrato e fechou com o São Paulo. O elenco principal abriu a pré-temporada com Orejuela e Léo Gomes como opções para a função. Leonardo Gomes não atua desde setembro de 2019, quando rompeu ligamentos.

O atual contrato de Grêmio com Lucas Kawan vai até o final de 2024. O clube gaúcho detém 70% dos direitos econômicos do jogador.