Topo

Como James Rodríguez: O que fazer se alguém tiver parada cardíaca na pelada

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

14/01/2022 04h00

Os primeiros socorros prestados por James Rodríguez ajudaram a salvar a vida de Ousmane Coulibaly no último domingo (9), quando o jogador malinês sofreu uma parada cardíaca em campo durante jogo da liga do Qatar. Segundo um especialista, porém, a reação do craque colombiano poderia ter sido ainda melhor. Abaixo o UOL Esporte explica o que fazer se algo do tipo acontecer no seu jogo de futebol com amigos.

"O jogador teve uma parada cardíaca súbita, que apesar de ser um evento raro pode acontecer, sim, com um atleta. Quando há esta parada cardíaca, o tempo é vida. Cada minuto que passa, o risco de a pessoa morrer aumenta em 10%. Então os segundos iniciais são o que decide a vida e a morte, seja quem for fazer o atendimento", explica o cardiologista Sergio Timerman, coordenador do Treinamento de Emergências Cardiovasculares da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

O susto aconteceu em um jogo entre Al Rayyan, equipe de James, e Al Wakrah, no último domingo (9). Aos 32 anos, Coulibaly caiu desacordado dentro do gol, e os médicos entraram em campo correndo. Antes de eles chegarem, porém, foi James Rodríguez o primeiro a se aproximar do companheiro de profissão e ajustar a posição de sua cabeça para desobstruir as vias aéreas. De acordo com Timerman, porém, o ideal teria sido o colombiano já fazer a massagem cardíaca ele próprio.

"Em uma situação assim, a primeira coisa a fazer é reconhecer a emergência, e são dois atos muito simples: se a pessoa está inconsciente e sem respirar. Aí é preciso pedir por socorro, mas não dá para esperar o socorro chegar: o mais importante é a manobra de ressuscitação, a massagem. O jogador já está deitado no campo, então, o fundamental a fazer é especificamente a massagem cardíaca, vigorosamente", afirma o cardiologista, enfatizando que os primeiros socorros devem ser feitos mesmo por pessoas leigas.

"Os passos são estes: reconhecimento, chamado por socorro, massagem cardíaca enquanto o profissional não chega e desfibrilador, se houver disponível no local. Na parada cardíaca súbita, o coração para de funcionar, como o nome já diz, então, a massagem é justamente o que mantém o bombeamento de sangue do coração. Não pode parar", reitera o especialista.

Coulibaly está se recuperando

Após os primeiros socorros, Coulibaly foi levado ao hospital e está bem. Ontem (13), o zagueiro fez uma publicação nas redes sociais para tranquilizar os fãs. "Agradeço a todos os que fizeram eu estar aqui hoje", escreveu, incluindo na mensagem "James Rodríguez, que teve o primeiro gesto de segurar minha cabeça".

A equipe médica foi homenageada pelos dois times na segunda-feira (10), dia seguinte à emergência, quando a partida foi retomada. James Rodríguez também recebeu os cumprimentos e com a bola rolando foi o destaque do jogo: fez dois gols na vitória por 3 a 0 do Al Rayyan.