PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Ricardo Goulart veste a camisa 10 do Santos: "Representar bem o Rei"

Lucas Musetti Perazolli

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

11/01/2022 18h00

O Santos anunciou hoje (11) a contratação de Ricardo Goulart. Aprovado nos exames médicos, o meia-atacante de 30 anos assinou até dezembro de 2023. Ele é o novo camisa 10 do Peixe.

"Desde as primeiras conversas, fiquei muito feliz com o interesse desse clube gigantesco. Conheço a história e estou muito feliz de vestir a camisa do Santos, principalmente sendo a 10, conhecida no mundo todo. Vou fazer de tudo para representar bem o número do Rei ", disse Goulart.

"O Ricardo Goulart, sem dúvida, é um jogador que vai agregar muito ao nosso elenco, por seu nível técnico e experiência. Uma contratação dentro das nossas possibilidades e que elevará muito a qualidade do nosso time", falou o presidente Rueda.

A pedida inicial de Goulart foi alta e bem acima do possível para o Santos. Na sequência, porém, o Peixe pensou numa proposta mais complexa para convencer o jogador.

O UOL Esporte apurou que o Santos ofereceu R$ 500 mil de salário fixo, com variáveis em ações de marketing. Ricardo Goulart será o garoto propaganda e receberá parte da venda de tokens, além de ganhar bônus pela comercialização das camisas com seu nome, por exemplo.

Goulart tinha um salário milionário no futebol chinês e aceitou reduzir o valor para jogar no Peixe. Pessoas próximas ao jogador afirmaram que "o projeto foi mais decisivo que dinheiro".

As negociações foram conduzidas pelo executivo de futebol Edu Dracena, com a ajuda do presidente Andres Rueda. O empresário de Goulart é Paulo Pitombeira, que também cuida da carreira do técnico Fabio Carille. Edu tem carta branca da diretoria para contratar dentro do orçamento, mas, por se tratar de uma proposta que envolveu também o departamento de marketing, ele conversou com o Comitê de Gestão.

Dracena argumentou sobre o bom desempenho técnico de Ricardo Goulart ao longo dos últimos anos e mostrou informações positivas sobre a situação física do atleta de 30 anos. Os dirigentes concordaram com a oferta.

Goulart se tornou a prioridade do Santos depois da frustração por Nathan, emprestado pelo Atlético-MG ao Fluminense. O Peixe estava convicto sobre a contratação e chegou a trocar documentos com o Galo.

Ricardo Goulart está sem clube desde novembro, quando rescindiu com o Guanghzou. A última partida dele foi em agosto e ele aproveitará a pré-temporada para se recondicionar fisicamente. Na última temporada, ele fez sete gols em 13 jogos pela Superliga Chinesa. O elenco do Santos se reapresenta no próximo domingo (9).

Ricardo Goulart negociou com o Fluminense recentemente, mas o clube carioca desistiu da contratação no fim de dezembro. A última passagem dele no Brasil foi pelo Palmeiras, em 2019. Pelo Cruzeiro, foi bicampeão brasileiro em 2013 e 2014 e chegou a ser convocado para a seleção brasileira.

Futebol