Topo

Palmeiras: Renan e potencial de outra revelação redefinem perfil de reforço

Lucas Freitas, do Palmeiras, disputa lance com Guilherme Bissoli, do Athletico-PR - Robson Mafra/AGIF
Lucas Freitas, do Palmeiras, disputa lance com Guilherme Bissoli, do Athletico-PR Imagem: Robson Mafra/AGIF

Diego Iwata Lima

De São Paulo

02/01/2022 04h00

O palmeirense só pensa no seu próximo camisa 9, mas a diretoria olha com o mesmo carinho para o setor defensivo, para o qual busca um zagueiro canhoto. E diferentemente do perfil pretendido para o atacante de área, esse atleta não precisa ser jovem e "revendável".

Por conta do bom desempenho de Renan em 2021, ainda que com certa oscilação, o Alviverde até gostaria de trazer um jogador mais velho. A preferência pela maturidade em detrimento do potencial de mercado, conforme o UOL Esporte apurou com pessoas do clube, também tem a ver com Lucas Freitas, cria da base alviverde.

Titular nos últimos dois jogos do time no Brasileirão, contra Athletico-PR, empate fora em 0 a 0, e Ceará, vitória por 1 a 0 em Barueri, Freitas é canhoto como Renan e impressionou a diretoria nos dois compromissos.

Lucas Freitas chegou ao Palmeiras em agosto do ano passado, contratado junto ao Valladolid (ESP). O atleta de 20 anos revelado pelo Flamengo deve aparecer entre os inscritos para o Campeonato Paulista, depois de encerrada sua participação na Copa São Paulo.

Valber Huerta era o escolhido

A busca pelo beque canhoto segue apenas porque o clube não deu sorte ao escolher o chileno Valber Huerta, 28, reprovado nos exames médicos a que foi submetido na Academia de Futebol.

Huerta era visto como o nome ideal pelo departamento de análise do clube. Mas um exame detectou uma grande probabilidade de um problema futuro no joelho direito do defensor chileno.

Não se trata de um risco iminente, de modo que Huerta não só pode, bem como deve continuar atuando pela equipe chilena. Mas os exames apontam que uma questão estrutural poderia trazer problemas no futuro, o que desestimulou o Palmeiras de seguir com as tratativas.

Curiosamente, apesar de oito anos mais velho, Huerta tem a mesma compleição física de Lucas Freitas: ambos são canhotos e longilíneos, com 1,85 m de altura.