Topo

Corinthians

Corinthians coloca Luan no mercado, mas valores assustam interessados

Luan, jogador do Corinthians durante partida contra o RB Bragantino  - Ettore Chiereguini/Ettore Chiereguini/AGIF
Luan, jogador do Corinthians durante partida contra o RB Bragantino Imagem: Ettore Chiereguini/Ettore Chiereguini/AGIF

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

27/12/2021 04h00

O meia Luan é um dos nomes que o Corinthians está disposto a negociar nesta janela de transferências. Pouco utilizado por Sylvinho e cada vez mais um coadjuvante no estrelado elenco do Timão, o jogador tem sido oferecido a clubes nacionais e estrangeiros. As negociações, no entanto, esbarram na questão financeira e afastam possíveis interessados em contar com o melhor jogador das Américas da temporada 2017.

Antes do término do Brasileirão 2021, a comissão técnica do Timão acenou positivamente pela liberação de Luan. O meia foi titular em apenas uma partida do 2º turno da Série A, perdeu espaço para nomes menos badalados do elenco e muito pouco contribuiu dentro de campo. Mais do que isso, o camisa 7 custa caro aos cofres do Corinthians, que deposita algo em torno de R$ 800 mil mensais com os salários do atleta.

Nos bastidores, o entendimento é de que a relação custo-benefício do jogador tem sido um problema para a equipe do Parque São Jorge. Caso se livrasse do meio-campista, o dinheiro poderia ser reinvestido na folha salarial — abrindo espaço para novas contratações e/ou negociando melhores contratos.

Desde o início de dezembro, a diretoria tem acenado ao mercado da bola que estaria disposta a negociar o meio-campista e até chegou a receber sondagens de clubes brasileiros. As conversas, no entanto, travam após os possíveis interessados conhecerem os valores envolvidos em uma possível contratação, seja definitiva ou por empréstimo.

Ao fim de 2019, o Corinthians pagou — segundo consta em seu balanço — R$ 28,95 milhões para tirar o meia do Grêmio e adquirir 50% de seus direitos federativos. De lá para cá, Luan participou de 77 jogos pelo Timão, marcou 11 gols e distribuiu cinco assistências aos seus companheiros. Os números são tímidos para o jogador, campeão da Copa Libertadores 2017 e eleito o melhor atleta das Américas naquela temporada.

O presidente Duilio Monteiro Alves é um entusiasta do meio-campista e acredita que ele ainda poderá demonstrar seu melhor futebol no Corinthians. Por isso, embora esteja disposto a cedê-lo para algum outro clube, não deve forçar uma saída caso não apareça alguma proposta vantajosa para o Timão. O contrato de Luan no Parque São Jorge é válido até o fim de 2023.

Corinthians