Topo

OPINIÃO

Juca: Ronaldo compra o Cruzeiro para retomar os títulos ou fonte de lucro?

Do UOL, em São Paulo

20/12/2021 17h12

A compra do Cruzeiro por Ronaldo anunciada no último sábado (18) foi vista por muitos torcedores como a chance de salvação do clube que passa por dificuldades dentro e fora do campo, com problemas financeiros e indo para o seu terceiro ano disputando a Série B do Campeonato Brasileiro. Defensor da sociedade anônima nos clubes de futebol, Juca Kfouri afirma que é possível saber qual será o objetivo do ex-jogador com o clube.

No podcast Posse de Bola #188, Juca afirma que os torcedores do Cruzeiro não ficarão satisfeitos de o clube ser utilizado apenas para dar lucro aos seus novos proprietários, incluindo Ronaldo, e questiona se o ex-jogador vai mirar a volta ao caminho das vitórias ou os ganhos com formação e venda de atletas.

Ouça também o boletim do Posse com Arnaldo e Tironi; exclusivo na Apple Podcasts

"A princípio, saúdo e aplaudo que o Cruzeiro escolha este caminho, como o América-MG parece estar escolhendo, como outros clubes parecem estar escolhendo. Agora, é preciso ver que opções farão aqueles que comprarem um clube. O Ronaldo está comprando o Cruzeiro por R$ 400 milhões, o que aparentemente é pouco para um clube do tamanho e das tradições do Cruzeiro, mas que não é pouco diante de uma dívida de R$ 1 bilhão, então você imagina que isso possa cortar a dívida praticamente pela metade", diz Juca.

"Qual é o caminho que ele quer escolher? É de retornar às vitórias esportivas do time mineiro ou é fazer do Cruzeiro apenas uma fonte de lucro? Há quem tenha feito isso e não é de hoje, o Juan Figer fazia isso no Uruguai, tinha lá o clube dele para ser entreposto de jogadores e ganhar dinheiro, é uma alternativa que não cabe no Cruzeiro, cabe no Bragantino. A torcida do Cruzeiro não aceitará que o Cruzeiro vire meramente um celeiro, uma fonte de lucro para qualquer empresario", completa.

O jornalista também cita que o histórico de Ronaldo após deixar os gramados tem uma série de erros, em especial no meio empresarial, citando ainda a gestão do clube Valladolid, na Espanha, de propriedade do Fenômeno.

"A vida do Ronaldo pós dos mais vitoriosos jogadores da história do futebol mundial é uma sucessão de equívocos, não apenas empresariais, não vou entrar nem nos equívocos eleitorais, não vou nem falar de que 'Copa do Mundo não se faz com hospitais, se faz com estádios', a participação dele ao lado de Ricardo Teixeira em uma série de atividades, que culminaram com a Copa do Mundo", diz Juca.

"Eu vou falar do Ronaldo empresário, que foi testa de ferro de algumas empresas que se deram mal, que fecharam, ficaram endividadas. Eu vou falar do Ronaldo que não fez diferença no Valladolid", completa.

Outra questão colocada é o convite a Andrés Sanchez, ex-presidente do Corinthians, para ser CEO do Cruzeiro, citando como ficou o clube paulista após a administração do dirigente.

"Não é pelo fato de ele ser identificado com o Corinthians, é pelo fato do modelo de gestão que ele implantou no Corinthians, que levou o Corinthians a ter uma dívida semelhante à do Cruzeiro, embora com mais potencial, com mais torcida. Andrés Sanchez é modelo de gestão no futebol? Não é. Então eu fico com as barbas de molho, apesar de apoiar a ideia do clube-empresa", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.