Topo

Podcast

Posse de Bola

Programa semanal de futebol com Juca Kfouri, Mauro Cezar Pereira, Arnaldo Ribeiro e Eduardo Tironi


OPINIÃO

Posse de Bola #188: Ronaldo compra Cruzeiro; Quem será o técnico do Flamengo? Crise no São Paulo

20/12/2021 13h34

O Cruzeiro jogará pela terceira vez seguida a Série B do Campeonato Brasileiro na próxima temporada, passa por um momento financeiro difícil, com alto endividamento, mas deu uma esperança ao torcedor de que possa se recuperar ao ser adquirido por Ronaldo Fenômeno, jogador que despontou vestindo a camisa do clube no início de carreira e que aparece em tentativa de salvá-lo no novo modelo de sociedade anônima.

No podcast Posse de Bola #188, os jornalistas Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi, Juca Kfouri e Mauro Cezar Pereira analisam a compra da maior parte das ações cruzeirenses por Ronaldo e qual o impacto que isso pode ter no futuro do clube e do futebol brasileiro em geral, já que o modelo de sociedade anônima é recente e mais clubes já trabalham para adotá-lo.

Ouça também o boletim do Posse com Arnaldo e Tironi; exclusivo na Apple Podcasts

Juca Kfouri se diz favorável que os clubes brasileiros de futebol tenham o futebol gerido como empresa, mas chama a atenção para os equívocos de Ronaldo após a carreira como jogador, o que deixa algumas ressalvas sobre o que poderá ser do clube mineiro.

"É indissociável você pensar na figura do Ronaldo, o que é a vida do Ronaldo pós dos mais vitoriosos jogadores da história do futebol mundial. É uma sucessão de equívocos, não apenas empresariais, não vou entrar nem nos equívocos eleitorais, não vou nem falar de que 'Copa do Mundo não se faz com hospitais, se faz com estádios', a participação dele ao lado de Ricardo Teixeira em uma série de atividades, que culminaram com a Copa do Mundo", diz Juca.

Mauro Cezar também afirma não entender o que levou Ronaldo a convidar Andrés Sanchez para trabalhar na gestão cruzeirense depois de encerrar seu mandato no Corinthians deixando o clube com uma dívida aproximada ao do próprio clube mineiro.

"O fato de ele ter convidado o Andrés Sanchez eu considero algo assustador. A única explicação para um convite desses, rejeitado pelo ex-dirigente do Corinthians, é uma relação pessoal de amizade, carinho, bons tempos que viveram juntos, mas lembrando que a dívida disparou de fato na gestão do Andrés Sanchez", diz Mauro.

Já Arnaldo Ribeiro vê a negociação de forma positiva, apesar de ponderações, considerando que o torcedor cruzeirense vive o pior momento da história, com o clube mal, enquanto o rival Atlético-MG conquista títulos e tem um time forte. Para o jornalista, a compra do Cruzeiro por Ronaldo pode ser uma luz no fim do túnel.

"Pegando a ótica do torcedor do Cruzeiro, talvez o pior ano da história do torcedor do Cruzeiro tendo em vista também o sucesso do rival e uma impressão de que ninguém queria o Cruzeiro, tem isso, de que o Cruzeiro não tinha luz no fim do túnel. Eu acho sim que é uma luz no fim do túnel, pese todas as ponderações", conclui.

O programa também analisa os problemas políticos do São Paulo e a negociação para contratar o lateral direito Rafinha, além da demora do Flamengo em contratar um novo técnico para a próxima temporada.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.