Topo

Ronaldo volta ao Cruzeiro: negociação em só 3 meses, com sigilo e surpresa

Victor Martins

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte (MG)

20/12/2021 04h00

Ronaldo está de volta ao Cruzeiro. Revelado pelo clube mineiro no início dos anos 1990, o ex-atacante retorna como dono do clube. Mas engana-se quem pensa que foi uma negociação demorada e arrastada. Foram somente três meses de diferença entre o primeiro contato com a XP Investimentos, que intermediou a negociação, e a assinatura de contrato.

Em janeiro passado, Ronaldo recebeu o presidente do Cruzeiro, Sérgio Santos Rodrigues. Mas a reunião não tinha como foco uma eventual venda das ações do clube. Por mais que naquele momento o mandatário já estivesse trabalhando na transformação do Cruzeiro em clube-empresa. O interesse de Ronaldo em comprar o Cruzeiro começou há três meses, depois de uma ligação de Pedro Mesquita, da XP.

O executivo é cruzeirense e o tempo todo esteve à frente na busca por possíveis investidores. Mesquita ligou para Ronaldo, oferecendo o Cruzeiro. Imediatamente o atacante se mostrou interessado. Desde então, nos últimos três meses, foram várias rodadas de negociações, até que o acordo fosse fechado.

Mas entre o interesse e a assinatura do contrato, alguns obstáculos surgiram no caminho. O primeiro deles foi a divisão das cotas. Pelo estatuto do Cruzeiro, o investidor poderia ter no máximo 49% das ações. Ronaldo só estava disposto a comprar 90%, como de fato aconteceu. Foi necessária uma nova alteração no estatuto, permitindo que o clube possa negociar até 90% das ações, ao invés de 49% como previa o texto anterior.

Cruzeiro e Ronaldo estão acertados desde o fim de novembro, justamente quando o presidente Sérgio Santos Rodrigues iniciou a campanha para uma nova votação entre conselheiros e associados pela mudança do estatuto. Como o time vai mal em campo e a perspectiva futura não era nada boa sem a entrada de investidores, o mandatário não teve problema para conseguir 95% de aprovação e alterar a parte do estatuto que era necessária.

Nesse período, o sigilo foi determinante para que o acordo fosse mantido. Um vazamento inadequado poderia ter colocado fim à negociação. Tanto que nem mesmo diretores do clube sabiam do conversa entre Cruzeiro e Ronaldo. O anúncio oficial, no início da tarde, pegou não só a torcida e imprensa de surpresa, mas também grandes caciques do conselho deliberativo do clube.

Perante a lei, Ronaldo ainda vai levar algumas semanas até seja considerado o dono de 90% das ações da SAF do Cruzeiro. No entanto, a promessa é de que Fenômeno começará a trabalhar já nesta segunda-feira, para viabilizar o clube o quanto antes. O agora proprietário do futebol estrelado é aguardado em Belo Horizonte no dia 2 de janeiro, data do aniversário de 101 anos do Cruzeiro.