Topo

OPINIÃO

Mauro: “Athletico poderia competir com Galo se tivesse técnico qualificado"

Do UOL, em São Paulo

16/12/2021 01h58

Com uma situação difícil de ser revertida, já que havia sido goleado por 4 a 0 no primeiro jogo da decisão da Copa do Brasil, o Athletico foi novamente derrotado pelo Atlético-MG nesta quarta-feira (15). O 2 a 1 na Arena da Baixada reforçou a superioridade do Galo nos dois duelos e deixou algumas lições para o Furacão, campeão da Copa Sul-Americana.

Na Live Especial do UOL Esporte, os jornalistas José Trajano, Mauro Cezar Pereira e Vitor Guedes conversaram sobre a atuação do Athletico na decisão da Copa do Brasil. Mesmo diante de um adversário mais forte, os comentaristas criticaram a postura do técnico Alberto Valentim.

"O Athletico poderia ter competido mais com o Galo nessa final se tivesse um comando técnico mais qualificado. Provavelmente perderia, mas não dessa maneira. Foi até meio humilhante a forma como o time foi batido nessas duas partidas", avaliou Mauro.

Para o colunista do UOL, o Furacão errou ao definir Valentim como treinador para a reta final da temporada. "O Athletico errou e deveria ter seguido com Paulo Autuori ou buscado outro técnico. Foi 6 a 1, um negócio acachapante. O Athletico não jogou rigorosamente nada. Não tinha uma estratégia nem um plano de jogo para uma eventualidade. Na obviedade de tomar 1 a 0 do Atlético-MG em Belo Horizonte, não sabia o que fazer. Isso ficou muito claro e acabou tomando de quatro. Hoje [ontem], lutou para defender sua honra", comentou.

Nem mesmo dois bons momentos vividos pelo Furacão seriam suficientes para dizer que Valentim fez um bom trabalho, como destacou Mauro. "Acho um dos técnicos mais inexplicáveis na Série A do Brasileiro, ocupando o cargo em diferentes clubes. É um treinador que não justifica isso. É inexplicável essa contratação. 'Ah, mas ganhou a Sul-Americana'. Ele chegou para fazer a final; o Athletico poderia ter vencido com qualquer outro. Eliminou o Flamengo, mas isso mostra o quão ruim era o trabalho do Renato Gaúcho e o quão arrogante foi a diretoria ao acreditar que poderia ganhar alguma coisa com um técnico como o Renato. A incompetência de um não justifica a incapacidade do outro", criticou.

Para Mauro, o Athletico foi prejudicado em lances nas duas partidas. No Mineirão, na visão do colunista do UOL, não houve o pênalti que originou o primeiro gol do Galo. E na Arena da Baixada, a anulação do gol de Pedro Rocha foi equivocada. Mesmo assim, a superioridade do time mineiro foi tão grande que esses lances não influenciaram o resultado final do confronto.

"A diferença foi tão grande que o Athletico foi prejudicado, na minha opinião, com um pênalti mal marcado, um gol mal anulado, e ainda assim a gente acha que o Galo mereceu o título. A diferença foi muito grande e isso passa pelo Alberto Valentim. O time do Athletico é inferior, mas se fosse bem estruturado e bem arrumado ofereceria alguma resistência e dificultaria minimamente o Galo. Isso não aconteceu. Pelo contrário; foi um time super exposto", observou.

Mauro ainda chamou a atenção para a queda de qualidade do futebol nacional, muito por conta da falta de treinadores mais bem preparados. "O nível técnico do futebol brasileiro caiu demais de novo. Um time finalista de copa, campeão de um torneio internacional se apresenta da maneira como se apresentou nesses dois jogos. É terrível. Parece que não conseguimos nos livrar disso. E só vamos conseguir nos livrar quando tivermos uma quantidade maior de técnicos, brasileiros ou estrangeiros, realmente capacitados", concluiu.