Topo

Como era o Barcelona na última vez que ficou fora do mata-mata da Champions

Barcelona e Leeds United se enfrentaram na Liga dos Campeões de 2000/01 - Reprodução/Youtube
Barcelona e Leeds United se enfrentaram na Liga dos Campeões de 2000/01 Imagem: Reprodução/Youtube

Flavio Latif

Do UOL, em São Paulo (SP)

09/12/2021 08h50

O Barcelona perdeu para o Bayern de Munique, ontem (8), por 3 a 0, e o resultado eliminou o clube catalão na fase de grupos da Liga dos Campeões. Os classificados no grupo E foram o próprio Bayern, que venceu os seus seis jogos, e o Benfica, comandado pelo técnico Jorge Jesus. Agora, o prêmio de consolo ao time comandado por Xavi Hernández é jogar a Liga Europa.

A última vez que o time azul e grená ficou fora do mata-mata da Champions foi na temporada 2000/01. Naquela ocasião, o Barcelona fazia parte do Grupo H, com Milan, Leeds United e Besiktas. O grupo terminou com o time italiano na liderança com 11 pontos, o Leeds em 2º com 9, o Barça em 3º com 8 e o time turco em último com 4 pontos.

O time espanhol venceu a estreia por 4 a 0 contra os ingleses, perdeu por 3 a 0 para o Besiktas na Turquia e fechou a primeira leva de confrontos perdendo por 2 a 0 contra o Milan, na Espanha.

No 'returno', o Barcelona arrancou um empate do Milan em 3 a 3, na Itália, empatou com o Leeds em 1 a 1, na Inglaterra, e na última rodada goleou o Besiktas por 5 a 0. No entanto, o Leeds não perdeu seus jogos para o Milan, e conseguiu ficar na frente no grupo.

Aquele elenco tinha muitos jogadores conhecidos no futebol mundial. No empate em 3 a 3 contra o Milan, o time foi a campo com: Dutruel; Puyol, Abelardo e Petit; Sergi Barjuán, Phillip Cocu, Xavi Hernández, Simão Sabrosa e Luis Enrique; Rivaldo — que marcou um hat-trick contra os italianos — e Alfonso. Os holandeses Frank De Boer, Patrick Kluivert e Marc Overmars também faziam parte deste elenco.

Xavi tinha apenas 20 anos naquela época, mas já carregava a responsabilidade de ser titular. Hoje, ele sente esse gosto de estar fora do mata-mata da Champions novamente, mas como treinador da equipe.

Quase todos os jogadores daquele time representavam suas seleções ou tinham muito destaque no futebol internacional, mas o desempenho não foi dos melhores dentro de campo.

A temporada 2000/01 do Barça refletiu isso. O clube não conquistou nenhum título, terminou em 4º no Campeonato Espanhol, foi eliminado nas semifinais da Copa da UEFA (hoje, a Liga Europa) contra o Liverpool e caiu para o Celta de Vigo na Copa do Rei.