PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Pedro Rocha marca, Athletico-PR bate o Cuiabá em casa e se afasta do Z4

Colaboração para o UOL, em São Paulo

03/12/2021 20h58

Classificação e Jogos

O Athletico-PR venceu o Cuiabá por 1 a 0 na noite de hoje (3), na Arena da Baixada, em jogo válido pela 35ª rodada do Brasileirão, e se afastou da zona de rebaixamento da competição. O gol foi marcado por Pedro Rocha.

Com o resultado, o Furacão foi a 45 pontos e subiu para a 12ª posição da Série A, afastando o risco de queda à Segundona. O Dourado de Mato Grosso permanece com 43, no 16º lugar. O Bahia, 17º colocado, tem 40 pontos.

Athletico e Cuiabá voltam a campo na próxima segunda-feira (6), pela 36ª rodada. Novamente em casa, o time de Alberto Valentim encara o Palmeiras, às 19h (horário de Brasília). Às 20h, na Arena Pantanal, a equipe de Jorginho recebe o Fortaleza.

Quem foi bem: Pedro Rocha

A primeira etapa de Pedro Rocha não era das melhores. Mas o camisa 32 voltou ligado no segundo tempo, finalizando com perigo aos seis minutos. E foi com seus pés, aos 13, que o Athletico abriu o placar: o atacante se aproveitou de falha de Walter, dominou e chutou firme para mandar a bola na rede.

Quem foi mal: Walter

Até o início da etapa final, o goleiro do Cuiabá fazia uma partida segura em Curitiba, ajudando sua equipe a alcançar seu objetivo: não ser vazada e pontuar fora de casa. No entanto, Walter cometeu uma falha decisiva no lance do gol do Furacão, quando saiu mal e espalmou um cruzamento de Nikão para o meio da área, onde Pedro Rocha apareceu para mandar a bola para o fundo das redes.

Athletico pressiona, sofre para furar ferrolho e vence com Pedro Rocha

Fazendo valer o mando de jogo na Arena da Baixada, o Athetico foi dominante durante toda a partida: teve mais posse de bola e finalizou mais vezes, levando perigo com Nikão, Terans e Erick. No entanto, a equipe sofria para furar o ferrolho adversário. O cenário mudou aos 13 minutos da etapa final, quando Pedro Rocha abriu o placar. O Furacão continuou levando perigo até o fim da partida, mas finalizou sua vitória com o placar mínimo na capital paranaense.

Cuiabá se fecha, mas sofre gol em falha da defesa

O Cuiabá entrou em campo disposto a voltar do duelo contra o Athletico com pelo menos um ponto. O time de Jorginho jogou fechado e tentou segurar o ataque do Furacão. Na primeira etapa, a estratégia deu certo, e os visitantes pouco sofreram, quase chegando ao gol com Jenison, que parou em grande defesa de Santos. No segundo tempo, porém, os donos da casa abriram placar após falha de Walter e reação 'sonolenta' dos zagueiros, que assistiram à finalização de Pedro Rocha. O tento obrigou o Dourado a avançar, mas sem criar boas oportunidades para empatar.

Cronologia do jogo

Após um primeiro tempo sem gols, apesar da insistência do Athletico-PR, a bola só encontrou a rede no segundo tempo, aos 13 minutos, com tento de Pedro Rocha.

Poucas vezes exigido, Santos decide em lance de perigo

Com a postura defensiva do Cuiabá ao longo dos primeiros 60 minutos de jogo, o goleiro Santos foi pouco exigido durante a partida. Porém, aos 30 do primeiro tempo, Jenison recebeu lançamento na área e, livre, cabecou para uma ótima defesa do arqueiro do Furacão.

Terans perde jogo contra o Palmeiras após demorar pra sair

O meia-atacante David Terans vai ficar fora do jogo contra o Palmeiras, na próxima segunda (6). Ao ser substituído por Pedrinho, o uruguaio demorou para sair e levou o cartão amarelo. Ele estava pendurado, portanto está suspenso da próxima rodada.

FICHA TÉCNICA

Athletico-PR 1 x 0 Cuiabá

Data: 03/12/2021

Hora: 19h (de Brasília)

Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)

Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)

Assistentes: Celso Éder Alexandre (SC) e Thiaggo Americano Labes (SC)

Cartões amarelos: Nico Hernández (Athletico-PR), Fernando Canesin (Athletico-PR), Terans (Athletico-PR) e Zé Ivaldo (Athletico-PR); Walter (Cuiabá), Marllon (Cuiabá), João Lucas (Cuiabá), Rafael Gava (Cuiabá), Clayson (Cuiabá) e Elton (Cuiabá)

Cartões vermelhos: Clayson (Cuiabá)

Gols: Pedro Rocha (Athletico-PR), aos 13' do 2º tempo.

Athletico-PR: Santos; Pedro Henrique, Thiago Heleno e Nicolás Hernández (Bissoli); Marcinho, Erick, Léo Cittadini (Fernando Canesin) e Abner; Nikão, David Terans (Pedrinho) e Pedro Rocha (Zé Ivaldo). Técnico: Alberto Valentim.

Cuiabá: Walter; João Lucas, Marllon (Uillian Correia), Paulão e Uendel; Camilo, Rafael Gava e Pepê (Cabrera); Felipe Marques, Max (Clayson) e Jenison (Elton). Técnico: Jorginho.

Futebol